Hiroshi Bogéa On line

Globo e Grupo Liberal sonegam pesquisas

Para quem acompanha o desenrolar das eleições em todo o país, mais uma vez foi constatada a falta de compromissos de alguns veículos de comunicação da chamada grande imprensa nacional em relação  à informação.

Ontem, o Jornal Nacional deixou de publicar duas importantes pesquisas – uma delas contratadas pela própria Rede Globo  (Ibope) -, a  quatro dias do segundo turno da disputa municipal

Ibope e Datafolha liberaram mais uma rodada de pesquisas, apontando a tranquila liderança de Fernando Haddad  de 20 pontos na disputa com  Zé Serra.

Em Belém, quem deixou de publicar pesquisa foi o grupo Liberal, ao não divulgar coleta do Vox Populi num momento de acirrada decisão entre os candidatos Edmilson Rodrigues e  Zenaldo Coutinho.

Registrada no TRE sob protocolo 3392/2012, a pesquisa tem data de publicação, a partir do dia 24 de outubro, ontem.

Estranhamente, apesar de O Liberal não levar a conhecimento público os números da consulta, à noite dessa quarta-feira, murais do Facebook compartilhavam informação partindo de  Maurício Franca França dando conta de suposto resultado encontrado pelo Vox no qual o candidato do Psol, Edmilson Rodrigues, apareceria  quatro pontos à frente de Zenaldo.

Repassamos aqui esse fato com extrema reserva, apenas com intuito de constatação, já que o blog não teve acesso a nenhum dado do Vox.

Como O Liberal não divulgou sua pesquisa, a liberação aleatória de tendências  eleitorais dá margens aos famosos informes, que de informação não tem nada,  já que não se pode qualificar a veracidade dos números.

A seguir, print da postagem do feicista Maurício França:

Mauricio França França

NOVA PESQUISA VOX POPULI P/ PREFEITURA DE BELÉM
EDMILSON : 52%
ZENALDO: 48%PROTOCOLADA NO TRE SOB O Nº 0033922012
PREVISÃO DE PUBLICAÇÃO: 24/10/2012
Post de 

11 Comentários

  1. Justo

    29 de outubro de 2012 - 00:47 - 0:47
    Reply

    seriam os 57% de zenaldo coincidência com as pesquisas?? os 200.000 ausentes podem ter levado a essa exatidão do ibope. torçamos para um melhor futuro a esta sofrida cidade

  2. Esquerda Sul do Pará

    26 de outubro de 2012 - 11:48 - 11:48
    Reply

    Caros camaradas, assim sendo feito e nada divulgado, só demostra o quanto essa elite burgueza de uma figa, tenta manipular, mas a verdade chega, e teremos sim Edmilson Prefeito de Belém,, Viva a Revolução,.,, e abaixo a Rede Bobo, ou melhor Globo…

  3. Fernando Júnior

    26 de outubro de 2012 - 11:06 - 11:06
    Reply

    Meus amigos essa polêmica é de fácil interpretação. Todas as pesquisas que até então foram encomendadas pelo grupo liberal, onde o candidato Zenanldo Coutinho aparece em vantagem, foram divulgadas. Acontece que a pelo menos 10 dias das eleições observa-se uma nítida queda do candidato Zenaldo e crescimento do candidato Edmilson, algo provavelmente constatado na pesquisa do VOX encomendado pela DELTA e protocolada no TRE sob o número 00339/2012, mas que jamais o grupo Liberal divulgaria, pois decretaria o fim para Zenaldo Coutinho. Pergunte a você mesmo: Por que estes números não foram divulgados pela TV Liberal?

  4. Justo

    25 de outubro de 2012 - 19:39 - 19:39
    Reply

    Como essa pessoa teve acesso a tal informação? É de se estranhar, pois falar é fácil. Bote as fontes no site para que esta notícia possa ser válida, mas, o que de fato se sabe, só no domingo mesmo, essas pesquisas são muito inconclusivas, é só lembrar do cado valéria na última eleição para prefeito, deu no que deu.

  5. João Carlos

    25 de outubro de 2012 - 16:25 - 16:25
    Reply

    Caro Hiroshi Bogéa, quer dizer que uma pesquisa a qual não foi divulgado em lugar algum, surgi um boato em uma rede social onde qualquer pessoa posta o q quiser e achar, dando margem de vantagem ao candidato do Psol nas eleições em Belem, Você faz uma acusação a tv globo e liberal, de não liberar pesquisas, onde não encontramos os registros os numeros em nenhum local inclusive no site do vox populi! acha essa noticia digno de nota? em seu blog o qual é um dos mais respeitados do estados.

    • Hiroshi Bogéa

      25 de outubro de 2012 - 16:40 - 16:40
      Reply

      João Carlos, não fiz nenhuma acusação. Fiz uma constatação. O Jornal Nacional não publicou ontem a pesquisa que a TV Globo encomendou ao Ibope, toda a imprensa divulgou, somente o JN silenciou. Quanto a pesquisa do VOX, está registrada no site do TRE e era pra ser publicada ontem. Leia aqui.
      http://charlesalcantara.wordpress.com/2012/10/25/por-que-sera/

  6. Jorge

    25 de outubro de 2012 - 12:25 - 12:25
    Reply

    HB….
    Não questionei o resgistro da pesquisa….e sim seu resultado.
    No site do Vox tem a divulgação das pesquisas realizadas, inclusive a do dia 18/10.
    Então é muito estranho o Vox não divulgar em seu próprio site. Ou não?

    • Hiroshi Bogéa

      25 de outubro de 2012 - 15:56 - 15:56
      Reply

      Não é que seja estranho, Jorge. O instituto não deve ter recebido autorização do contratante, no caso o Grupo Liberal, para externar o resultado da pesquisa que já é sinônimo de polêmica em todo o Estado do Pará em razão, exatamente, dessa sonegação de informação. Até o TRE andou negando a existência dessa pesquisa. Até o TRE, não sabemos por que cargas d´[agua assim agiu. A história, pra você e os leitores do blog entenderem melhor, está no blog do Charles Alcântara. http://charlesalcantara.wordpress.com/2012/10/25/por-que-sera/

  7. Km 07

    25 de outubro de 2012 - 10:36 - 10:36
    Reply

    Isso é nada mais nada menos que uma manobra desses tucanos querendo induzir aqueles menos informados, foi o caso de Marabá, tentaram enganar o povo e o Salame veio comeu a farofa dessa cambada.

  8. Jorge

    25 de outubro de 2012 - 10:29 - 10:29
    Reply

    Carissímo….
    Essa pesquisa não é do Vox Populi (http://vox2.zapto.org/#) pois não está disponível no site do mesmo.
    Deve ser algum “instituto de pesquisa” de fundo de quintal.
    Abçs

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *