Hiroshi Bogéa On line

É possível mudar as cidades, sim

Escola de dez salas em construção....

 

...Para substituir essa velha de madeira

Quando percorremos os municípios sulparaenses, sai prefeito e entra prefeito, desgraçadamente, o visual das cidades é o mesmo. Entra ano, sai ano, suas ruas e logradouros são submetidas ao pior dos desleixos.

Os caraíbas que administram os municípios não se preocupam em oferecer o mínimo de qualidade de vida às pessoas, seus munícipes. Vias públicas caindo aos pedaços, poeira, lama, bairros inteiros sem um metro de saneamento; quando decidem esticar alguns metros de pavimentação, só Deus sabe como ficam as casas durante o inverno, já que não investem em esgotos pluviais.

A desculpa, sempre, dos caratonhas que defendem o Estado de Carajás como meio de estancar a miséria e a “ausência de governos”, é a falta de recursos.

Por isso, quando o pôster se depara com pequenos municípios bem administrados, não se preocupa em economizar  generosas palavras de aplausos aqueles que mostram ser possível, sim, gerenciar o bem público com o dinheiro disponível.

Curionópolis, há dois anos e poucos meses sob a gestão do jovem prefeito Wenderson Chamon (PMDB), é uma prova disso.

Com todos os repasses constitucionais e reduzida arrecadação própria, o município arrecada por mês no máximo R$ 1,5 milhão.

No período, a cidade já recebeu cerca de 18 km de asfalto, drenagem pluvial e até galerias.

Todos os prefeitos anteriores aplicaram na cidade apenas 6 kms de asfalto,

Semana passada, andando por Curionópolis, o blog visualizou novo pacote de obras em andamento.

São mais 15 km de asfalto a serem aplicados agora  na totalidade das ruas da parte mais antiga da cidade. Antes de iniciar a pavimentação, a prefeitura implanta esgotos em todas as vias, além de uma imensa galeria – destinados a acabar de vez com a inundação de centenas de casas durante o período invernoso.

Uma grande escola com dez salas de aula também está sendo construída pela Premium Engenharia, em substituição a um antigo colégio de madeira que caía aos pedaços.

A prefeitura ergue ainda a Praça da Juventude, seguindo modelo do projeto lançado no país pelo governo federal. Só que a praça não tem um vintém da União: a obra recebe dinheiro exclusivo da prefeitura.

Em outro ponto da cidade, avançam os serviços de urbanização de novo bairro a ser criado, graças a desapropriação, pela prefeitura, de uma área particular, para construção inicial de 100 casas populares. No local serão distribuídos 500 lotes para habitação.

O blog faz questão de dar destaque às transformações pelas quais passa Curionópolis para comprovar ser perfeitamente possível mudar a cara das cidades, desde que existam prefeitos, e governadores, realmente dispostos a trabalhar com seriedade, aplicando corretamente o dinheiro público, comprometidos com atitudes transformadoras.

 

Loteamento para 500 casas populares em construção

 

Praça da Juventude: valorizando os jovens de Curionópolis

 

Drenagem pluvial em todo bairro da cidade velha

 

Galerias cruzando ruas....

 

... Para acabar com inundações nas residências

 

Ruas com esgoto e drenagem concluídas começam a receber imprimação para asfaltamento de 15 kms.
Post de 

10 Comentários

  1. Karla, a Spam

    31 de agosto de 2011 - 15:32 - 15:32
    Reply

    Taí, a Spam, num salto, atravessou o Amazonas, o Trombetas, passou pelo Xingú, entrou pela Belém/Brasília e foi parar em Curionópolis pitecando feito Pé de Garrafa, Porca de Bob, Nego D’Agua, Curimã, Sapopemba,Homem da Mala, Zé do Bode, Mula Sem Cabeça e Cruza de Cururú com Cuiú-Cuiú.
    Ave Maria!

  2. Karla Muaés

    30 de agosto de 2011 - 19:34 - 19:34
    Reply

    Parabéns Sr Prefeito de Curionópolis. Os prefeitos de Oriximiná e Paragominas também merecem nosso reconhecimento. Isso só corrobora o que tenho falado sempre: que não é a divisão que vai transformar nossas vidas e sim uma gestão responsavel e compromissada com a população. Aqui em Santarem ainda nao acertamos a mão. Quem sabe ano que vem!
    Em Marabá , esta próspera e linda cidade, nao se deixem levar pelos papagaios de pirata, que so aparecem em ocasiões que reuna um grande numero de pessoas desinformadas e que trocam seu voto por promessas vazias.Com certeza , esses pobres coitados vão votar pelo SIm. A nossa vida depende dessas escolhas. Depois nao adianta reclamar. Diga NÃO aos oportunistas, e valorize estes bons gestores como o Sr. Chamom.

  3. Antinio

    30 de agosto de 2011 - 13:04 - 13:04
    Reply

    Por que sempre tem que aparecer os do contra? Nossa as pessoas vem aqui só pra reclamar, nao sabem elogiar a competência de um gestor que é raro de se ver hoje em dia. E ainda se escondem no anonimato. Covardes.

  4. marcos paulo

    30 de agosto de 2011 - 10:50 - 10:50
    Reply

    todos sabemos que é a incompetência que “move” a gestão pública do país…quando há pessoas sérias e compromissadas dá nisso…
    parabéns chamon,…!!!
    bogéa neles…!!!!

  5. ANONIMO

    29 de agosto de 2011 - 14:21 - 14:21
    Reply

    Não se elegeu só,não governa(admnistra)só e nem vai fazer campanha política só,prá tudo,tem uma equipe de colaboradores,mas na hora da foto,eis o prefeito sozinho,em meio as obras a sua admnistração ! Que maravilha …!

  6. .....

    29 de agosto de 2011 - 13:43 - 13:43
    Reply

    Este prefeito poderia ministrar palestras sobre gestão e compromisso para um bando de prefeitos corruptos

  7. Anônimo

    29 de agosto de 2011 - 11:27 - 11:27
    Reply

    Ele está fazendo nada mais, nada menos que sua obrigação na condição de gestor. É isso que todos os representantes do povo deveriam fazer com o dinheiro público, aplicá-lo para que a qualidade de vida da população melhore.
    Não devemos parabenizar os que trabalham, porém devemos punir os que deixam de fazê-lo.

  8. Edson Luiz da Silva

    29 de agosto de 2011 - 10:55 - 10:55
    Reply

    Caro amigo Hiroshi, quando vcs vieram á Curionópolis viram o tamanho do canteiro de obras que existe na cidade, hoje a maioria delas já estão em fase de acabamentos, tínhamos uma rua que alagava todos os anos no inverno a casa dos moradores, á rua Guanabara, que está quase concluida c/ uma galeria, e várias outras obras, más quero parabenizar o prefeito Chamonzinho, por estar fazendo um serviço de primeira qualidade em nossa cidade, e também parabenizar o Sr., pela visita em nossa cidade, esteja sempre á vontade para vir nos visitar, sou jornalista, trabalho na Rádio Local e em um Jornal da região, disponha, grato Edson Luiz.

  9. Hudson Jr

    29 de agosto de 2011 - 08:53 - 8:53
    Reply

    Chamonzinho é a prova de que nesse País oque falta é compromisso com o povo.. Esse sim merece ir a PARIS receber prêmios e mais prêmios de ótimo prefeito, mas ele não precisa disso, pois nas próprias ruas já vemos isso!

    Parabéns Chamonzinho!

  10. Pingback: BOGÉA FALA SOBRE CURIONÓPOLIS

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *