Se a eleição para prefeito de Belém fosse hoje, o grande favorito seria o deputado federal delegado Eder Mauro (PSD). Na questão espontânea em que não é apresentado nenhum nome ao entrevistado, comparando com pesquisa DOXA de junho/2015, Eder Mauro sobe de 20,3% para 24,9% neste último levantamento; Edmilson Rodrigues, tanto na pesquisa de junho quanto nesta última aparece com índices próximos, 14,4% e 13,2% das intenções de voto; em terceiro Jeferson Lima sobe de 7,0% para 11,5%. O quarto lugar, que na pesquisa anterior era ocupado por Jordy; nesta o prefeito Zenaldo ocupa a posição, passando Jordy para quinto.

Doxa

 

Quando se estimula, isto é, são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos, Eder Mauro permanece em primeiro. Comparando com a anterior, ele sobe de 26,5% para 29,1%. Edmilson permanece com índices, praticamente inalterados em relação à pesquisa de junho. Jeferson Lima sobe de 7,6% para 13,7%. Zenaldo passa de 4,7% para 9,4%. Arnaldo Jordy permanece na oscilação da margem de erro da pesquisa.

 

Doxa 2

 

REJEIÇÃO

Quanto ao índice de rejeição geral dos pré-candidatos, Zenaldo Coutinho aparece em primeiro lugar com 28,3%, seguido de Jeferson Lima, 13,1% e Edmilson Rodrigues, 9,8%. Priante é o quarto com maior índice de rejeição, 7,1%. Eder Mauro é o sexto colocado em rejeição, 5,2%.

 

Doxa 3

SEGUNDO TURNO: EDMILSON X ZENALDO

Num confronte de segundo turno entre o deputado federal Edmilson Rodrigues e Zenaldo Coutinho, o candidato do PSOL levaria vantagem com 27% dos votos contra 18% de Zenaldo. O índice de pessoas que votariam em branco/nulo é bem significativa, 38%; além dos 17% de indecisos.

 

Doxa 4

SEGUNDO TURNO: ZENALDO X EDER MAURO

Numa disputa de segundo turno entre o deputado federal Eder Mauro e Zenaldo Coutinho, o delegado levaria ampla vantagem com 56% dos votos contra 14% de Zenaldo. O índice de pessoas que votariam em branco/nulo é de 19%; além dos 11% de indecisos

 

Doxa 5

 

SEGUNDO TURNO: EDMILSON X EDER MAURO

Numa disputa de segundo turno entre os deputados federais Eder Mauro e Edmilson Rodrigues, o delegado levaria vantagem com 52% dos votos contra 19% de Edmilson. O índice de pessoas que votariam em branco/nulo é de 17%; além dos 12% de indecisos

 

IMAGEM DE ZENALDO

A imagem de Zenaldo está extremamente negativa. Comparando com a primeira pesquisa DOXA, junho de 2015, a imagem negativa de Zenaldo passou de 71% para 79%. A imagem Positiva ficou no patamar de 15%. Esta é a percepção dos entrevistados quando se ouve falar em Zenaldo Coutinho.

 

Doxa 6

AVALIAÇÃO DE ZENALDO

O Governo de Zenaldo Coutinho está com índice de Reprovação alto. Comparando com a pesquisa anterior DOXA, verifica-se que os conceitos Ruim e Péssimo subiram de 43,2% para 58,2%, mas se agregarmos o Regular Negativo, esse índice que era de 63,5% sobe para 73,6%. A aprovação que era de apenas 5,7%, agora subiu para 9,5%, agregando com o Regular Positivo, o que era de 22,6% sobe para 25,5%.

doxa 7

 

AVALIAÇÃO GOVERNO JATENE

Na pesquisa anterior DOXA, mais de 43% da população de Belém estava reprovando o governo Jatene. Nesta pesquisa, a reprovação sobe para 58,8%. Enquanto que na pesquisa anterior apenas 14% aprovavam o governo na capital. Hoje essa aprovação caiu para 10,8%.

 

Doxa 8

 

AVALIAÇÃO GOVERNO DILMA

Quando se trata de avaliação do Governo Dilma, o índice de reprovação (ruim e péssimo) na pesquisa DOXA de junho chegava ao patamar de 69,9%. Hoje, essa reprovação ultrapassa a 88%. A aprovação que era de  apenas 5,0%, hoje caiu para 2,1%, um dos menores índices de aprovação do governo Dilma em Belém.

 

Doxa 9

 

PROBLEMAS DE BELÉM

A “violência/insegurança” é, hoje, o maior problema enfrentado pela população belenense: 33,8% dos entrevistados afirmam que é esse o problema que mais os afligem. Depois, mas com índice bem menor, aparece ´questões relacionadas à “saúde” e ao “transporte público”.

 

Doxa 10

 

REALIZAÇÕES DE ZENALDO

O governo de Zenaldo é um governo com pouca visibilidade em termos de obras e serviços. É o que mostra a pesquisa na variável “indique as principais obras/serviços realizados por Zenaldo em Belém”. Mais de 69% não indicaram nenhum serviço ou disseram que não tem nada mesmo. O que aparece é apenas “BRT”, “asfalto”, “hospital”, “Av. Centenário”.

 

Doxa 11

 

POTENCIAL DE APOIO DE JATENE

O potencial de apoio de Jatene a algum candidato a prefeito de Belém é de 37%. Os que não votariam no candidato apoiado por ele soma 46%. 17% não opinaram.

 

Doxa 12

 

POTENCIAL DE APOIO DE HELDER BARBALHO

O potencial de apoio de Helder a algum candidato a prefeito de Belém é de 31%. Os que não votariam no candidato apoiado por ele soma 54%. 15% não opinaram.

 

Doxa 13

 

POTENCIAL DE APOIO DE DILMA

75% dos eleitores de Belém não votariam num candidato apoiado pela presidente Dilma. 7% votaria ou poderia votar no candidato apoiado por ela. Outros 18% não opinaram.

 

Doxa 14

 

POTENCIAL DE APOIO DE LULA

66% dos eleitores de Belém não votariam num candidato apoiado pelo ex- presidente Lula. 17% votaria ou poderia votar no candidato apoiado por ela. Outros 17% não opinaram.

 

Doxa 15

 

SERVIÇO

A metodologia utilizada considerou, como universo da pesquisa, a população de Belém, com 1.432.844 habitantes, conforme a estimativa do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014. A pesquisa foi quantitativa aleatória domiciliar, estratificada por quotas de sexo, idade e área geográfica (distritos), com 612 entrevistas individuais e domiciliar e com a margem de erro de 3,5% e intervalo

de segurança de 95%. Os questionários foram estruturados por meio de perguntas abertas, fechadas e mistas, sendo feita a checagem de 20% da amostra aplicada.