Hiroshi Bogéa On line

Dom Vital Corbellini será empossado esta noite na Catedral

 

 

 

Com celebração de missa a partir das  19 horas, na Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a posse do bispo  de Marabá dom Vital Corbellini  ocorrerá esta noite.

 

Na programação da igreja, consta saudações de padre Ademir Antônio Gramelik, representando a Diocese; dom Jesus Maria Cizaurre Berdonce, administrador apostólico da Diocese;  padre Luiz José Weber, coordenador diocesano da Pastoral – nesse sequencia.

 

O novo bispo será conduzido à Catedral por  dom Jesus  e Dom Alberto Taveira., que presidirá  a celebração.

 

A nomeação de dom Vital Corbellini  foi anunciada pelo papa Bento XVI no início do mês de outubro.

 

Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 30 de novembro, em Farroupilha (RS). Os Bispos Ordenantes da cerimônia foram Dom Alessandro Ruffinoni, da Diocese de Caxais do Sul, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará, e Dom Bruno Pedron, da Diocese de Ji-Paraná-Rondônia.

A diocese de Marabá estava vacante desde abril, quando dom José Foralosso renunciou por motivos de idade. Vital Corbellini atuava na diocese de Caxias do Sul (RS) desde 2008, onde teve grande atuação nas paróquias e no campo da formação, além de servir como animador das Pastorais da Juventude e da Pastoral Presbiteral.

Histórico – Nascido em Boa Vista do Sul (RS), no dia 1º de dezembro de 1959, o religioso foi ordenado sacerdote 1986. Ele cursou filosofia na UCS – Caxias do Sul e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Atuou em algumas paróquias da Diocese trabalhando muito com os jovens e também nas Missões, em Cuiabá-MT no projeto da CNBB de Igrejas-Irmãs. Fez Mestrado e Doutorado em Roma pelo Institutum Patristicum Augustinianum, Pontifícia Universidade Lateranense. Fez um Pós-Doutorado em História da Igreja Antiga na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi professor de Patrologia e de História da Igreja Antiga na PUC-RS e atuou no Magistério no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel-PR.
Auxiliou também na formação teológica de leigos e de leigas na Diocese de Caxias do Sul. Por dois anos foi coordenador diocesano da Pastoral Presbiteral. De 2008 até o inicio de 2011 foi Vigário Geral da Diocese de Caxias do Sul. Sua última missão foi em Jaru como missionário no projeto de Igrejas-irmãs na Diocese de Ji-Paraná – RO.

Post de 

2 Comentários

  1. Ulisses Silva Maia

    22 de dezembro de 2012 - 11:44 - 11:44
    Reply

    Hiroshi, uma correção na seguinte passagem: “Na programação da igreja, consta saudações de padre Ademir Antônio Gramelik, representando a Diocese; dom José Maria Berdones, administrador apostólico da Diocese; padre Luiz José Weber, coordenador diocesano da Pastoral – nesse sequencia.”

    O nome correto de Dom Jesus é “Jesus Maria Cizaurre Berdonces”, e não “José Maria Berdones”.

    • Hiroshi Bogéa

      22 de dezembro de 2012 - 11:57 - 11:57
      Reply

      Ulisses, correção feita. Agradeço, querido. Feliz Natal!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *