Hiroshi Bogéa On line

Dicas para montar um Blog para sua empresa

Na era 2.0 não se tem mais clientes, mas sim seguidores. Pessoas que são fiéis a sua marca não por aquilo que ela diz representar, mas como ela é percebida. Um blog é uma excelente maneira de marketing em mídia social. Nele você coloca a sua marca para interagir na web com o seu público alvo. A maioria das empresas já possui atualmente um blog ou um site para divulgar seus produtos. Trata-se de um meio rápido e barato para divulgar seus produtos ou serviços através das redes sociais.

Para as pequenas e médias empresas, as mídias sociais representam uma grande chance, pois na rede o tamanho é muito relativo, onde marcas pequenas podem concorrer com gigantes. É possível sim, alavancar vendas ou fidelizar clientes através das mídias sociais. Não é necessário gastar um dinheirão. O que vale mesmo é a criatividade na hora de planejar suas ações na web.

Abaixo algumas dicas para melhor explorar seu blog:

1.Tenha liderança. Alinhe sua estratégia com seus objetivos

Primeiro tenha objetivos, somente depois monte sua estratégia. Precisa ter em mente o que você quer fazer, para quem , como quer fazer e quem quer atingir. Também é muito interessante sempre agregar os valores à sua marca, assim, divulgar mais sua empresa.

2. Quem irá gerenciar o blog?

Fazer um blog e deixá-lo sem atualização não dá. Isso mostra sua falta de organização e respeito por aqueles que procuraram informações a respeito de sua empresa. Quem tiver o comando do blog deve ser um bom conhecedor do assunto e usar todos artifícios para transmitir o que realmente é necessário. Também é muito importante ter atenção com vocabulário e grafia, isso pode favorecê-lo como também desqualificar sua empresa.

 

3.Muita atenção nas métricas

Esteja sempre atento onde seu blog é citado, o tráfego dele, os comentários postados e os links que saem ou caem de você. Cuidar para que seu blog não esteja ligado a temas fora do seu ideal, isso prejudica a sua imagem.

4.Ofereça sempre lançamentos

Deixe a mostra os lançamentos de sua empresa. Solicite que os visitantes de seu blog deixem comentários.

5.Mostre sempre o que você faz

Coloque em seu blog tudo o que sua empresa faz atualmente e o que já fez. Transmita seus valores e assim os futuros consumidores se tornarão mais motivados a conhecer e adquirir seus produtos.

6.Espalhe sua marca

Atraia novos visitantes para seu blog. Promova a partilha de conteúdo de seu blog. Invista em vídeos, compartilhe com as pessoas.

7.Sinceridade sempre

A sinceridade e transparência é um ponto muito forte a seu favor. Com seu blog é possível a troca de informações e ter uma comunicação aberta com seus clientes. Exponha, se possível, a movimentação de sua empresa, com números que comprovem a credibilidade que ela possui.

8.Interaja com os visitantes

Deixe um canal aberto para dúvidas e comentários. Sempre responda. Você pode perder clientes com a falta de atenção.

9.Fidelidade aos clientes

Após aceitação dos seus clientes. Envie para ele mensagens com ofertas e novidades. Seja por e-mail, SMS, como escolhido.

10.Faça pesquisas

Sempre que possível promova pesquisas em seu blog, saiba o que as pessoas pensam sobre você e sua empresa. Se estão satisfeitos, o que precisa mudar ou colocar algo novo.

11.Não se ofenda com comentários

Caso você receba um comentário não muito amigável em seu blog, nunca seja grosseiro. Sempre tente amenizar a situação.

12.Descubra potenciais consumidores

Tente descobrir através de pesquisas clientes potenciais que poderiam se interessar por produtos que sua empresa oferece.

 

13.Marque sua publicidade on-line

Insira seu blog em sites de buscas. Também coloque a propaganda de seu blog em outros sites, preferencialmente os mais conhecidos.

14.Peça ajuda de seus clientes

Tente fazer um fórum, para que os consumidores possam trocar ideias com outros sobre os seus produtos. Isso também gera um senso de comunidade, o que traz mais confiança a futuros consumidores.

15.Permita que seus clientes contribuam

Peça a seus consumidores para coletarem informações sobre seus produtos, seja em forma de vídeo ou mesmo escrito. Isso também ajudará na sua credibilidade.

16.Blog sempre atualizado

Observe sempre outros blogs, sejam eles sobre o mesmo tema que o seu ou diferente. Veja como os outros estão inovando, participando, enfim, fique de olhos bem abertos para as novidades.

17.Procure parcerias no seu próprio blog

Muitas empresas  possuem o hábito de colocar em seus blogs ou sites um local onde recebem currículos para futuros colaboradores. Faça o mesmo, deixe uma local próprio para isso.

Átila Giovani

Web Publicitário da Agência Digital Via Web Comunicação

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