Hiroshi Bogéa On line

Deputado Chamon diz que Regulação saiu a pedido dele

 

Blog recebeu no início desta tarde emeio da assessoria de imprensa do deputado estadual João Chamon Neto (PMDB), garantindo que foi ele quem conseguiu do secretário de Saúde do Estado o retorno da Regulação do Hospital Regional Geraldo Veloso, atualmente regulado direto da capital do Estado.

Antes, no início da manhã, o diretor do 11o Centro Regional de Saúde, Geraldo  Barroso, havia mantido contato com o poster falando exatamente o contrário, como mostra o link.

Em todo o caso, ficam as duas versões.

Abaixo, release da assessoria do deputado estadual peemedebista, reproduzido do jeito que foi enviado, inclusive com título da matéria:

———————

Regulação de pacientes voltará para Marabá

Deputado Chamon consegue de secretário estadual o retorno do acesso ao Hospital Regional

A regulação dos leitos no Hospital Regional do Sul e Sudeste “Doutor Geraldo Veloso” deve voltar a ser feita diretamente em Marabá em no máximo dois meses. É o tempo que seria necessário para o aluguel de um espaço próprio e formação da equipe para o trabalho. Esta foi a resposta que recebeu nesta segunda-feira (17) o deputado estadual João Chamon (PMDB), que vinha desde o início do ano, cobrando o retorno deste serviço, o qual havia sido transferido para Belém. O parlamentar foi recebido pela manhã pelo secretário de Estado de Saúde, Vitor Mateus.

Em pronunciamentos reiterados na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o assunto tem sido amplamente debatido e o parlamentar chegou a classificar esse fato como “inadmissível” alegando que o serviço “lida com a vida das pessoas e que não podia ficar concentrado em Belém”.

João Chamon já havia protocolado requerimento, pedindo que a Secretaria de Estado de Saúde se pronunciasse quanto a pontos do sistema de regulação do Hospital Regional de Marabá, e solicitou audiência com o secretário Vitor Mateus para tratar deste e outros assunto referentes à saúde pública da região de Carajás.

“Estou muito feliz e satisfeito com os desdobramentos da audiência, pois consegui respostas positivas sobre a regulação do Regional. O Dr. Mateus me disse, ainda, que já determinou à regional da SESPA em Marabá a realização de um estudo para essa mudança imediata. Garantiu-me, também, que deve reunir com os secretários municipais da região para a criação de um consórcio de municípios na área de saúde ou fortalecimento do CISAT”, comemorou o parlamentar por meio de uma rede social.

Outra importante solicitação feita pelo deputado também foi bem aceita pelo secretário, como o deslocamento para Marabá de um pneumologista a cada 15 dias. “A região não tinha um pneumologista e agora teremos um a cada 15 dias. Será feito ainda um levantamento da demanda para autorizar a contratação definitiva deste profissional. Além da demanda normal da infectologia, temos a poeira, fumaça e o foco de uma doença rara e hereditária chamada deficiência de alfa-1-antitripsina, que obriga a população a ter que se deslocar para outras cidades na busca de tratamento”, disse Chamon.

Na ocasião, o secretário Vitor Mateus, respondendo a outro questionamento do deputado, disse que a previsão é para setembro do retorno das obras de ampliação do Hospital Regional de Marabá.

———————

Atualização às 17h37

O poster acaba de conversar, pelo telefone, com o deputado estadual João Chamon. Ele deixa claro que não quer polemizar com ninguém sobre esse assunto.

Recebi do parlamentar amplo esclarecimento a respeito de como a questão Regulação avançou, e ele, de repente,involuntariamente no centro da peleja.

Amanhã, publicarei o papo que tive com Chamon.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *