Hiroshi Bogéa On line

Contraponto Global

Não será surpresa para o poster se, nas próximas horas, a Rede Globo engatar uma “reportagem especial” sobre Parauapebas – preferencialmente daquelas matérias mostrando as desigualdades sociais de um lugar que recebe volumosos recursos da Vale.

A suspeita?

O repórter Tonico Ferreira, hoje cuidando mais das pautas do Globo Repórter, encontra-se no pedaço. E foi visto subindo e descendo Carajás ao lado de gente da Vale.

A suspeita?

A Vale e a Globo tem uma “parceria” bem interessante quando os ventos começam a soprar contra os interesses da mineradora. E neste momento, em Brasília, mais precisamente de uns quinze dias para cá, o que têm de pressão saindo do Palácio do Planalto para que a Vale acerte o que deve aos municípios mineradores de royalties calculados a menos, não dá para mensurar.

Só pra se ter ideia de como os royalties devidos pela Vale estão incomodando o governo federal, até o Lula já se irritou com o calote. E deu murros na mesa.

Para a semana que vem, importantes reuniões estão marcadas em Brasília para tentar definir a questão.

Não chega em boa hora uma reportagem mostrando ao país o quanto os municípios sofrem suas demandas sociais, apesar dos recursos volumosos repassados a eles pela Vale?

A Vale joga assim, sim.

Usa todo o seu poder para explorar mais e pagar menos aos municípios de onde ela arranca suas riquezas.

Vamos aguardar.

Post de 

4 Comentários

  1. Anonymous

    5 de outubro de 2009 - 00:27 - 0:27
    Reply

    Será a terceira vez que vai sair uma matéria paga sobre o assunto.Também, a Vale se Vale da Lei Kandir

  2. Anonymous

    3 de outubro de 2009 - 23:18 - 23:18
    Reply

    a Vale vive de exploração. só sugando ainda tem uns besta.. que acha que ela vive favorecendo… mas só favorece uma meia duzia. a pobreza e o rombo fica aqui….

  3. JOSÉ DE ALENCAR

    3 de outubro de 2009 - 10:37 - 10:37
    Reply

    Hiroshi,

    Ficamos devendo mais essa a você.

  4. Anonymous

    2 de outubro de 2009 - 14:26 - 14:26
    Reply

    ESSA LÓGICA DA MINERADORA É TOTALMENTE EQUIVOCADA. O QUE A VALE APRESENTA COMO VITRINES, PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL É PÍFIO FRENTE AOS LUCROS.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *