Hiroshi Bogéa On line

Coluna no Diário do Pará

Coluna do poster na ediçào deste sábado, 26, do jornal Diário do Pará:

_______________

Fora de foco
Até as 18 horas dessa sexta-feira, 25, oficial de justiça ainda tentava localizar o prefeito e vice de Marabá, Maurino Magalhães e Nagilson Amoury, com mandado de intimação para ambos apresentarem defesa à ação de crime eleitoral movida pelo PPS. Nas últimas 48 horas, nenhum dos dois foi mais visto publicamente na cidade. Ontem, durante concorrida solenidade pelo aniversário da Polícia Militar, num palanque armado em frente a Câmara Municipal, Maurino, que não perde uma, estava ausente.

Contra o monopólio
Pelo visto a deputada Bernadete ten Caten (PT) decidiu mesmo forçar a barra para se trazer pro limpo a situação, cada dia mais escandalosa, dos desserviços prestados às comunidades do interior pelas empresas Açailândia e Transabrasilina, que no frigir dos ovos se resume a apenas uma, mediante arranjos de razão social para esconder a imoralidade do monopólio. Ao protocolar no Ministério Público representação para que seja aberto processo administrativo para investigar o serviço de transporte rodoviário intermunicipal no Sul e Sudeste do Pará, Bernadete pode abrir a caixa preta.

Apertando cerco
Aquilo que os usuários dos transportes intermunicipais já sabem há vários anos, a parlamentar quer provar cabalmente para apontar possível lesão à lei da livre concorrência, já que, as duas únicas empresas a prestarem o serviço na região, Açailândia e Transbrasiliana, teriam o mesmo dono, além de oferecerem um serviço de péssima qualidade. O MP precisa realmente entrar nessa bocada para ajudar a população a se livrar do perigo que representa percorrer estradas paraenses a bordo de ônibus enferrujados e sem nenhum segurança.

Sobrou pro mordomo
As delegadas de polícia Sílvia Mara e Cláudia Eli Seixas constituíram, apressadamente, advogados para se defenderem de denúncia de abuso de autoridade formulada ao Ministério Público pelo promotor José Luiz Furtado e que foi aceita pelo juiz de Direito de Marabá, Cristiano Magalhães. As policiais estavam à frente da operação que vasculhou a residência daquele promotor de Justiça, acusado em fevereiro de 2008 de ter disparado cinco tiros contra a própria esposa, Maria Odinéia, autora da acusação de tentativa de assassinato. Na casa do casal, a polícia encontrou um arsenal de armas de todos os tipos, projéteis espalhados pelos cômodos e litros de uísque vazios.

Posse de Padilha
Prefeitos de diversos municípios do Sul do Pará pegam avião neste inicio de semana rumo a Brasília, para participar da solenidade de posse do novo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Velho conhecido da maioria dos administradores municipais da região, Padilha é visto agora como o preferencial mitigador dos contatos, junto aos ministérios, para a liberação de recursos. As chamadas obras estruturantes em execução no Pará (eclusas de Tucuruí, Transamazônica, ponte sobre o Araguaia, etc.) sempre mereceram a atenção de Padilha enquanto ele esteve na Sub-Secretaria de Assuntos Institucionais.

Integração
Objetivando implantar novo sistema de gestão em uma plataforma de alta tecnologia, a Sinobrás apresentou a Projeto SInergia especificamente destinado a promover os trabalhos desenvolvidos por todas os segmentos de produção. Consultores da Softtek, empresa multinacional contratada para apoiar a implantação do sistema SAP, um software de origem alemã, utilizado pelas maiores empresas do mundo, é quem formará as equipes do projeto. O novo sistema de gestão funcionará em tempo real e entrará em operação definitiva agora em dezembro.

UMAS & OUTRAS
Deputados João Salame (PPS), Tetê Santos (PSDB) e Gualberto Neto (DEM) subscreveram a representação de Bernadete Caten protocolada no MP para investigar as empresas de transportes intermunicipais.

Além de estar sendo saudado em outdoors afixados em diversos municípios do Sul do Pará, o aniversário da deputada federal Bel Mesquita (PMDB) foi festejado também entre seus seguidores, tanto em Marabá quanto em Parauapebas.

Em seu blog, Darci Lermen (PT) analisa a importância para o Estado do Pará da nomeação de Alexandre Padilha para o ministério de Relações Institucionais.

Sem fazer alarde, o diretor do DMTU de Marabá, coronel Antonio Araújo, desenvolve planejada expansão da sinalização urbana da cidade.

Gilberto Leite inicia o mês de outubro pegando duro na organização da FICAM (Feira da Indústria, Comércio e Artes de Marabá), que este ano contemplará, na área do evento, o retorno do Festivam da Canção em marabá (FECAM).


________________
Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *