Hiroshi Bogéa On line

Coluna Diário do Pará

Coluna do poster no Diário do Pará, edição desta terça-feira, 15:

___________________

Trama diabólica
O governo do Pará e a bancada federal no Congresso precisam estar atentos às manobras que o grupo controlador da Coomigasp desenvolve para transformar a área aurífera de Serra Pelada em propriedade privada, sob a gestão da empresa Colossus e dos próprios membros da diretoria da cooperativa, que tem na presidência o maranhense Gesse Simão. O marco regulador da atividade de mecanização do garimpo nunca foi criado pelo governo federal, que seria um grupo de trabalho destinado a regulamentar a reserva garimpeira dando totais garantias de uso e deliberação aos principais interessados, os cerca de dez mil garimpeiros residentes no município de Curionópolis e que vivem na vila de SP em regime de total miséria. O primeiro passo à consecução da manobra privatista se consolidou com a criação da empresa Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral S.A.

Pra calar a boca
Idealizada pela matilha, supostamente destinada à operar como escudo dos acionistas e investidores no processo de exploração da mina já que a Coomigasp estaria “desarmada” para encarar débitos da ordem de R$ 500 milhões, envolvendo dívidas cíveis e trabalhistas, a SPCDM, num futuro próximo, pode deixar os verdadeiros garimpeiros fora do bolo de tudo o que for apurado na mina, com um turbilhão de problemas debitado depois na conta dos governos estadual e municipal. A insistência com que a matilha pressiona o governo para enviar ao Congresso Nacional proposta de criação de uma aposentadoria vitalícia para cerca de 43 mil garimpeiros faz parte do jogo. O blog do colunista conta todos os detalhes dessa sórdida cabuquice, citando, inclusive, os seus principais personagens – entre eles uma alta figura do governo federal.

DI autossustentável
O prefeito multimídia Darci Lermen (PT), tanto no seu blog quanto no twitter, defende a consolidação do distrito industrial de Parauapebas segmentado no setor de serviços, de olho nas diversas atividades das empresas grandes, médias e pequenas terceirizadas da Vale e da Buritirama, esta localizada no território de Marabá. Citando preocupações ambientais e de logística, Darci não vê nenhuma possibilidade de se desenvolver no DI a verticalização minerária, destacando a responsabilidade que a população do município deve ter para não permitir o açodamento dos 412 mil hectares da Flona de Carajás. O blog do prefeito está nesse endereço: www.pautacidada.blogspot.com

Normalizando atendimento
A direção do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, anuncia para o dia 21 de setembro o reinício de atendimento às consultas e exames suspensos desde a paralisação dos serviços médicos, reafirmando a normalidade, desde a semana passada, das internações eletivas, consultas e emissão de laudos de exames. Usuários serão atendidos conforme remarcação realizada pela Central de Regulação.

Esquerdas tortas
Quando a executiva estadual do PPS se reunir, próxima semana, para eleger sua nova diretoria, o deputado estadual Arnaldo Jordy deverá bater o recorde presidindo o partido, no Pará. Contando na ponta dos dedos, se aproximará de 20 anos à frente da legenda, após a renovação do atual mandato. Outro longevo dirigente partidário é o marabaense Neuton Miranda, presidente do PCdoB. Como se vê, os camaradas esquerdistas exibem belíssimos discursos de renovação partidária, desde que seja da porta pra fora.

UMAS & OUTRAS
O senador Flexa Ribeiro (PSDB) garantiu, no inicio da ontem de ontem, que votará, hoje, favorável ã liberdade na Internet, justificando sua posição por ser um dos usuários multimídia, assinando o twitter.

Finalmente, belas peças publicitárias começaram a ser liberadas em Marabá, pela Secom, divulgando o mais extenso projeto de saneamento em fase de implantação na cidade, pela Cosanpa.

Diretoria do Águia de Marabá decidiu investir pesado na formação de um grande time para o Campeonato Paraense. Objetivo é ser campeão do Estado, custe o que custar.

Ana Júlia desembarca em Parauapebas, nesta quinta, para inaugurar uma das maiores escolas da região.
___________________
Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *