Hiroshi Bogéa On line

Centro de Internacionalização da UFPA será aberto hoje

Logo mais, às 10 horas, o Centro de Internacionalização da Universidade Federal do Pará (UFPA) será inaugurado.

O CI  vai abrigar atividades de divulgação de culturas estrangeiras, de ensino de línguas e de apoio à cooperação acadêmica e científica.

A cerimônia  será realizada no bloco G do setor básico da UFPA campus Guamá, em Belém.

O novo espaço, que é uma iniciativa da Reitoria e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), será sediado nos blocos E e G do Campus Guamá.

Na composição do Centro de Internacionalização estão: Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA); Casa de Estudos Germânicos (CEG); Centro de Recursos Didáticos de Espanhol (CRDE); coordenação do Programa Idioma sem Fronteiras na UFPA; Casa de Estudos Francófonos; Casa Brasil-África; e um espaço para atendimento do Instituto Confúcio.

As salas desses órgãos vão funcionar no Bloco E, que também vai abrigar um escritório para a recepção de pesquisadores e estudantes estrangeiros.

No Bloco G, vão funcionar a coordenação do Centro de Internacionalização e seis salas para exposições, palestras, aulas de cursos de idiomas e outras atividades a serem promovidas pelo Centro. ”

Ele contribuirá, portanto, para a promoção do multiculturalismo na UFPA e para o fortalecimento da ciência aqui desenvolvida”, destacou o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.

A criação do Centro de Internacionalização integra a política institucional de fomento e desenvolvimento da projeção internacional da Universidade.

Entre as ações dessa política, estão a composição de um Comitê de Internacionalização; a oferta de diversos cursos de idiomas, como o de mandarim, cuja primeira turma na UFPA foi iniciada em 2019; o Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI); o incentivo à criação da Associação dos Estudantes Estrangeiros (AEE) da UFPA, entre outras iniciativas.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *