Carnaval em Abaetetuba

Um bloco diferente vai animar as ruas de Abaetetuba neste carnaval: a   Ordem Filosófica Esportiva e Cultural Tamaquaré Dourado lançará seu  BlocoCarnavalesco em Abaetetuba, em parceria com a Associação Arte Miriti, a MIRITONG.

A iniciativa do movimento partiu do artesão e presidente da Ong Miritong, Valdoli Costa, do economista João Batista Quaresma, do produtor  cultural Roberto Ribeiro e do Conselheiro Estadual das Cidades ,  Ernani Pires ( Nandi).

Para João Batista Quaresma, a iniciativa do movimento é incutir nos jovens a valorização das tradições culturais e populares e da organização social, com ações para que os jovens possam ampliar seus horizontes para novos caminhos, que não sejam os das drogas e da violência.

Valdeli Costa é o organizador da Ong Miriton, que será um Ponto de Cultura em 2010 em Abaetetuba. A Ong é uma das organizações selecionadas pelo Governo do Estado para o desenvolvimento do fortalecimento do Artesanato do Brinquedo de Miriti no Município. “Participar do Tamaquaré Dourado será importante uma vez que trabalharemos juntos com projetos transversais de cultura, artesanato com a organização”.
No carnaval de Abatetuba, os brincantes colocarão na avenida símbolos e adereços de miriti. A previsão é de levar 300 brincantes.

Para o produtor cultural e de cinema de animação Roberto Ribeiro, a ideia é realizar um fato cultural no município, tendo como fundo a  valorização dasmanifestação culturais e populares e o resgate das tradições e  simbologias do imaginário amazônico.

Fontes: Roberto Ribeiro/Ernani Pires