Hiroshi Bogéa On line

Adepará declara que o Pará é área livre de aftosa

 

 

Nesta terça-feira (26), representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) se reuniram com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (Mapa), em Brasília, para oferecer formalmente o resultado do inquérito sorológico do Pará. Agora, tão logo, uma portaria deve ser publicada, certificando que o conceito do território paraense deve ser alterado de médio risco para área 100% livre da febre aftosa com vacinação.

Vale destacar que, essa peleja de mudança já perdura por, aproximadamente, 20 anos. Logo, trata-se de uma conquista representativa para o Estado, território nacional e todo o hemisfério Sul, o que viabiliza a comercialização livre não só entre os municípios, mas também, entre os estados e países importadores, ocasionando um impacto positivo para a economia paraense.

De acordo com o diretor geral da Adepará, a data que deve oficializar a portaria do Mapa deve acontecer ainda no final de abril. Então, só a partir desse momento, um relatório deverá ser encaminhado à Organização Internacional de Saúde Animal.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *