Hiroshi Bogéa On line

A partir de hoje, 16, mil vagas serão abertas pelas Universidades paraenses

Estarão abertas a partir desta terça-feira (16) até o dia 22 as inscrições para o Processo Seletivo Especial (Prosel) oferecido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Serão ofertadas mil vagas para cursos de Bacharelado em quinze municípios paraenses, distribuídas entre vinte turmas com cinquenta alunos cada.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Fadesp (www.portalfadesp.org.br) e os pedidos de isenção da taxa de a elas referentes serão aceitos até quarta-feira, 17.

Conforme os editais de abertura, podem se inscrever os candidatos com Ensino Médio completo ou equivalente.

A UFPA terá 650 vagas para Administração (Bagre, Viseu, Augusto Corrêa e São João de Pirabas), Turismo (Portel e Tucuruí), Engenharia Civil (Goianésia), Serviço Social (Capanema, Curuçá, Gurupá e Mocajuba) e História (São João de Pirabas e Tucuruí).

Já a Unifesspa ofertará 100 vagas para Engenharia Civil (Redenção) e Direito (Mocajuba).

A UEPA reservará 250 vagas para Enfermagem (Capanema), Educação Física (Gurupá, Benevides e Melgaço) e Geografia (Salinópolis). Nos editais de abertura de cada Prosel consta a tabela de cursos ofertados com a respectiva modalidade de ensino.

Do total de vagas, no mínimo 50% serão destinadas a pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular, desde que na condição de bolsistas.

Desse percentual, metade será reservado aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, havendo, ainda, cota para autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e Pessoas com Deficiência (PcD).

A prova de conhecimentos será aplicada no dia 11 de agosto, das 8h às 12, em cada município onde o curso é ofertado. Os candidatos só poderão fazer a prova na localidade para a qual foram inscritos.

Eles responderão a 35 questões objetivas (cinco de cada uma das disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia) e terão de elaborar uma redação.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *