Hiroshi Bogéa On line

Estudantes de Castanhal ocupam IFPA contra governo federal

Durante ocupação, estudantes realizam debates e atividades culturais.
Durante ocupação, estudantes realizam debates e atividades culturais.

 

Estudantes e trabalhadores do Instituto Federal do Pará (IFPA) Castanhal foram às ruas e agora estão ocupando o campus do município protestando contra a PEC 241 e contra o Governo Federal.

A ação  se soma as milhares de escolas, institutos federais e universidades ocupadas em todo o Brasil, como forma de protesto e resistência aos ataques do Governo contra importantes conquistas sociais já citadas acima, bem como a  MP 746 (Reforma do Ensino Médio), e propostas de reformas da  Previdência e Trabalhista,

Durantes os dias de ocupação do campus, estudantes e servidores realizam diversas atividades.

Ocorrem rodadas de diálogo o aberto entre os estudantes sobre a legitimidade das mobilizações a nível nacional, com análise  do movimento dentro do campus Castanhal.

Todos os momentos são construídos coletivamente com a participação de trabalhadores, professores e estudantes de escolas da cidade.

Já ocorreu apresentação musical da banda Monociclo (foto abaixo) que foi  até o campus prestar apoio aos estudantes, ressaltando a importância da mobilização social e destacando  legitimidade das ocupações.

ocupacao-5

Pais dos pais dos alunos também já estiveram na escola dando  apoio ao movimento estudantil (foto abaixo) ,que está ocupando o campus desde a última segunda-feira.

ocupacao-6

A sociedade e Castanhal tem dado muita força para o  movimento, legitimando-o com palavras de incentivo e ações de solidariedade, doando alimentos.

“Unificar a luta dos meninos é preciso, porque ela fortalece  as relações entre os diversos setores. Só assim eles e todos nós construiremos além de um país melhor, um mundo melhor para todos”, disse, pelo telefone, Maria do Rosário Santos, mãe de um jovem aluno do IFPA.

O movimento “Ocupa IFPA Castanhal”, diariamente, libera notas de agradecimento ao povo de Castanhal, pelas  doações de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoa.

A Associação dos Feirantes e Produtores Rurais de Castanhal, através do presidente da entidade, “seu” Bosco”, tem se envolvido diretamente para recolher alimentos, entre frutas, verduras e outros produtos.

"Seu" Bosco, à esquerda, entregando alimentos para os manifestantes
“Seu” Bosco, à esquerda, entregando alimentos para os manifestantes

 

Feira dos Produtores disponibiliza doações
Feira dos Produtores disponibiliza doações

Os estudantes Eliakim e Carlos fizeram o debate com os agricultores sobre a ocupação do IFPA Castanhal e os cortes do governo.

Os trabalhadores rurais se sensibilizaram e voluntariamente doaram frutas e hortaliças para contribuir com o movimento dos ocupantes no IFPA Campus Castanhal.

Em qualquer lugar do Estado, quem quiser fazer doação de alimentos aos estudantes do IFPA de Castanhal, deve procurar escolas onde estejam havendo ocupações, e oficializar a entrega aos coordenadores dos movimentos de resistência.

Post de 

5 Comentários

  1. Zeus Sistema de Segurança

    27 de julho de 2018 - 20:13 - 20:13
    Reply

    Central de Rastreamento 24 Horas.

    Proteja e acompanhe a localização de seu Veículo on-line em tempo real. Escolha entre os seguintes mapas: Google, Satélite, OSM, etc. Veja informações adicionais sobre os objetos de rastreamento: velocidade, endereço exato, consumo de combustível, histórico de viagem etc.
    Baixe e revise relatórios em diferentes formatos: XLS, PDF, CSV, TXT. Os relatórios incluem várias informações por data e nome do rastreador GPS, incluindo: horas de condução, escalas, distância percorrida, consumo de combustível e muitos mais. Relatórios detalhados e de grupo também estão disponíveis.

    Temos também o plano (SATELITAL 100%) para frota, no qual não existe necessidade de sinal de telefonia celular.

    Site: http://www.zeusrastro.com.br
    email: contato@zeusrastro.com.br
    Fone: 91 3711-5226
    Whatsapp: 91 98925-9039

  2. Eduardo Friás

    31 de outubro de 2016 - 17:57 - 17:57
    Reply

    Parabéns a sociedade castanhalense pelo apoio. Só assim, com a força dos estudantes e o reconhecimento da população por um movimento justo e ordeiro, conseguiremos melhorias e justiça pela educação.
    Parabéns seu Bosco. Sua atitute além de humana é nobrissima. Precisamos de mais Boscos.

  3. Ângelo Carvalho

    31 de outubro de 2016 - 17:36 - 17:36
    Reply

    O cenário nacional não é fácil, pelo caminho das coisas a tendência é piorar ainda. Mas a resistência já está sendo construída, com a juventude estudantil na frente. Só resta a classe trabalhadora seguir o exemplo. O desafio está lançado.
    O cerco está se fechando. Até quando o silêncio vai reinar e a mídia alienar? ?

  4. Ângelo Carvalho

    31 de outubro de 2016 - 17:32 - 17:32
    Reply

    O cenário nacional não é fácil, pelo caminho das coisas a tendência é piorar ainda. Mas a resistência já está sendo construída, com a juventude estudantil na frente. Só resta a classe trabalhadora seguir o exemplo.

  5. Ângelo Carvalho

    31 de outubro de 2016 - 17:27 - 17:27
    Reply

    A luta está apenas começando. E na dianteira a juventude estudantil.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *