Informação é da repórter Tânia Monteiro:

 

O Instituto de Terras do Pará (Iterpa) assina nesta quarta-feira, 18, com a direção do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mais uma etapa do termo de cooperação técnica que irá viabilizar o desenvolvimento do software do Cadastro Rural Fundiário (Carf), moderno, pioneiro e inovador sistema de base digital que será implantado pelo governo paraense para avançar no processo de regularização fundiária do Estado.

O objetivo do novo sistema é agilizar o processo de regularização fundiária no Pará, uma vez que a nova ferramenta dará condições de reduzir o tempo de trâmite dos processos no órgão e, também, fornecer um mosaico da ocupação das terras no Estado.

Para isso, o trabalho de campo, hoje feito basicamente pelos técnicos do Instituto, será ampliado com uma rede de técnicos, órgãos e entidades credenciados para ajudar no fomento de um banco de dados.

Na nova fase, serão elaborados o projeto técnico do sistema tecnológico e o módulo cadastro do Carf. Haverá, ainda, investimentos em capacitação e treinamento de pessoal para uso da tecnologia.

Firmada a parceria, o trabalho se concentrará nos módulos análise, monitoramento e transparência, mas já em outra etapa. A conclusão do projeto está prevista para o próximo ano.

Participam da assinatura do documento, às 9h30, na sede do Iterpa, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que serão intervenientes na parceria.