Espetáculo infantil “Em busca da Gotinha Preciosa” será apresentado em escolas públicas de Marabá.
A importância da água e o uso consciente desse recurso vital serão temas centrais da peça infantil “Em busca da Gotinha Preciosa”, que será apresentada em Marabá (PA), alcançando centenas de crianças da rede pública de ensino. As apresentações fazem parte do projeto Diverte Teatro Brasil, idealizado e realizado pela Ciência Divertida, com patrocínio da WLM Itaipu Norte – empresa do grupo WLM – e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Voltado ao público infanto-juvenil, o espetáculo utiliza o humor e a ciência para tratar de temas ambientais com linguagem acessível e interativa. Em cena, dois personagens cativantes embarcam em uma missão para encontrar a “gotinha preciosa”, enfrentando tempestades, atravessando oceanos e superando desafios com criatividade e conhecimento. As crianças participam ativamente da história, ajudando os personagens a resolver enigmas e realizando pequenos experimentos durante a apresentação.
Para Júlio Martinez, diretor da Ciência Divertida, ações como essa são essenciais para promover educação ambiental desde os primeiros anos de vida escolar. “Queremos que as crianças entendam que a água, apesar de parecer abundante, está se tornando cada vez mais escassa devido ao desperdício e à poluição. O teatro é uma forma poderosa de engajamento, capaz de fixar essa mensagem de forma lúdica e significativa”, afirma.
A iniciativa reforça o compromisso da WLM com a responsabilidade social e ambiental, ao investir em projetos que unem cultura, educação e sustentabilidade nas comunidades onde atua. “Apoiamos iniciativas que contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes. O uso responsável da água é um tema urgente, e queremos contribuir para que essa reflexão comece desde cedo”, afirma Fernando Guimarães, CEO da WLM.
As apresentações acontecem entre os dias 01 e 03 de outubro em escolas públicas de Marabá (PA) com sessões gratuitas voltadas a alunos e educadores da rede municipal. Confira a programação completa abaixo:
SERVIÇO
Espetáculo: “Em Busca da Gotinha Preciosa”
Data: 01 de outubro
Horários: 09h e 14h30
Escola: EMEF Jarbas Gonçalves Passarinho
Endereço: Trav. Jarbas Passarinho, S/N – São Félix Pioneiro
Data: 02 de outubro
Horário: 09h
Local: EMEF Heloísa de Souza Castro
Endereço: Avenida Gaviões, S/N – Laranjeiras
Data: 02 de outubro
Horários: 14h30
Local: EMEF Rui Barbosa
Endereço: Av. Brasil,163 – Vila Murumuru
Data: 03 de outubro
Horários: 09h
Local: EMEF Doralice de Andrade
Endereço: Rua São Luís, QD Especial, S/N – Bairro Conjunto Novo Belo Horizonte
Data: 03 de outubro
Horários: 14h30
Local: EMEF Maria Ilan Jadão
Endereço: Avenida dos Buritis, QD 110, LT 01 a 04 – Cidade Jardim
Sobre a Lei Federal de Incentivo à Cultura:
A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts), além da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.