Aqueles que desejam integrar a delegação do país na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) têm até o dia 30 de setembro para realizar sua inscrição. O processo de credenciamento deve ser feito apenas online, através do Portal Brasil Participativo.

De acordo com o governo federal, instituições e representantes da sociedade civil que desejam monitorar as negociações oficiais do evento podem se inscrever para participar. Os delegados terão acesso à conhecida Zona Azul, área destinada às reuniões técnicas e discussões entre as nações.

A equipe brasileira será composta por membros de várias áreas, destacando a inclusão e o empenho em promover a justiça climática. As candidaturas estão sendo aceitas para três categorias:

Setor da sociedade civil estruturada: organizações não governamentais, grupos sociais, comunidades e povos tradicionais, associações, sindicatos e instituições de ensino.

Setor empresarial: companhias, organizações e instituições conectadas à atividade produtiva.

Subnacionais: representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de estados, cidades e do Distrito Federal.

Comunidades e nações indígenas: O processo de credenciamento para as comunidades e povos indígenas será realizado pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI), utilizando um método totalmente digital.

A validação do credenciamento será realizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC). Aqueles que forem aprovados receberão um e-mail contendo as instruções para a coleta das credenciais.