O chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira que o governo vai entrar na Justiça contra hotéis de Belém (PA) que estejam praticando preços abusivos para a COP30. Ele afirmou que é falso haver falta de leitos na cidade, mas que “de fato há empreendimentos comerciais que estão exagerando nos valores”.
— Alguns preços estão completamente fora de qualquer padrão de razoabilidade nomundo. Já me reuni na semana e amanhã volto a conversar com a Advocacia-Geral da União buscando trazer esses preços para um patamar razoável — afirmou Rui Costa. — Estamos fazendo contato com esses hotéis que estão extrapolando os preços e se não diminuírem vamos acionar judicialmente.
De acordo com ele, alguns são hotéis que eram prédios públicos que foram cedidos para se tornarem hospadagem e contaram com financiamento subsidiado pelo orçamento federal.
— Não é correto que agora pratiquem valores extratosféricos — afirmou o ministro.
Rui Costa afirmou que um dos objetivos da conferência é que os participantes consigam “enxergar a Amazônia desde o pousar do avião” e fez o apelo de que os moradores ou donos de hotéis que estiverem dispostos a alugar por diárias de até U$ 600 cadastrem os imóveis na plataforma oficial do governo para hospedagens.
— Uma média entre US$ 200 e US$ 600 é o adequado para uma cidade com um grande evento. É o padrão do que aconteceu nas COPs anteriores, um padrão internacional. Com isso a imagem (de Belém para o mundo) será adequada — apontou o ministro.
O titular da Casa Civil foi responsável pela nomeação de Valter Correia como Secretário extraordinário da COP30, posição que atua na liderança da organização do evento. Nesta quarta-feira, Rui Costa participou de uma vistoria no Porto de Outeiro, local que vai receber dois navios de cruzeiro, que funcionarão como hotéis flutuantes para delegações. No dia anterior, o ministro visitou a Vila Líderes, que receberá autoridades durante a conferência.
Até o momento, há 72 países com presença garantida na conferência. O número atual de nações com a hospedagem garantida para toda a delegação corresponde a pouco mais de um terço do total de 196 países com participação possível no evento (36%).