Quem informa é Iolanda Lopes, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater):
Um projeto desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), em parceria com a Vale, estimula as mulheres que integram a Cooperativa de Alimentos de Serra Pelada (Comipasp), no município de Curionópolis, sudeste paraense, a agregarem valor à produção. A partir deste mês, as 46 cooperadas produzirão bombons de chocolate com recheios regionais. A expectativa é aumentar a renda e a qualidade de vida das famílias.
O projeto prevê o uso de doce de frutas como cupuaçu, banana, coco e taperebá, abundantes na região, para o recheio dos bombons, a serem comercializados em larga escala. A produção, que é feita hoje em menor escala, ocorre a partir de cursos e oficinas de capacitação de manipulação de alimentos, promovidos pela Emater. Os produtos devem obedecer ao padrão original de bombons de chocolate, com cerca de 22 gramas.
Para aumentar a capacidade de industrialização da produção, a Emater faz visitas técnicas para a retirada do documento de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), individual, e posteriormente do documento na parte jurídica. “O documento vai facilitar o acesso das famílias ao crédito. Deveremos trabalhar com o Pronaf da linha Mais Alimento”, diz o técnico da Emater Raimundo Jorge Sousa.
Outra linha estratégica desenvolvida pela Emater é a comercialização da produção, que vê a prefeitura do município como um dos compradores potenciais, para a merenda escolar. Também tem sido por meio da Emater o desenvolvimento do trabalho de organização social, burocrático e a divulgação da produção das mulheres em Serra Pelada. “Esperamos aumentar em pelo menos 30% a renda dessas famílias. Construiremos um diagnóstico para obter todas as possibilidades e identificar o potencial com a nova produção”, diz o técnico.