Nos últimos três meses, as reclamações contra a precariedade de trechos da rodovia PA-150, entre Marabá e Moju, se acentuaram nas redes sociais e veículos de comunicação. Principalmente no auge do ciclo chuvoso, a insatisfação dos usuários da rodovia cresceu a tal ponto de algumas associações de comunidades localizadas às margens da estrada ameaçarem fechar a via em forma de protesto.
Casos de acidentes de veículos ocorridos no meio da buraqueira foram registrados à exaustão.
O blog Hiroshi Bogéa On Line manteve contato com a gestão da empresa Rota do Pará, concessionária da rodovia, obtendo esclarecimentos sobre a programação de obras ao longo da Pa-150 e de outras estradas assumidas administrativamente pela organização.
Como amplamente divulgado, a Rota do Pará assumiu, em agosto de 2024, a administração das rodovias PA-150, PA-475, PA-252, PA-151, PA-483 e Alça Viária, que interligam Morada Nova (no município de Marabá) à Região Metropolitana de Belém.
Em nota enviada ao blog, a Rota do Pará informa que “tem trabalhado intensamente em diversas frentes para promover a recuperação dessas rodovias, incluindo operação tapa buracos, recapeamento do asfalto e reforço da sinalização viária”.
Intervenções emergenciais
A empresa esclarece que tem feito esforços na execução de diversas ações emergenciais de recuperação, com foco na segurança e trafegabilidade.
A programação atual prioriza as seguintes intervenções:
- Operação de equipes de resgate e suporte ao usuário ao longo do trecho, com 4 Guinchos e 2 Ambulâncias 24h, através de serviço 0800 150 1150, de forma gratuita.
- Operação tapa-buracos, com 12 equipes de conservação atuando diariamente ao longo dos 526 km da concessão;
- Restauração da Rodovia, com uma equipe completa de pavimentação no trecho entre Nova Ipixuna e Jacundá;
- Reforço da sinalização viária, com implantação de marcação asfáltica e placas em diversos segmentos;
- Equipes de limpeza mecanizada e roçada ao longo da rodovia;
Modernização das rodovias
A direção da Rota do Pará esclarece ainda que as obras atuais de recuperação emergencial estão previstas para serem concluídas até setembro de 2025, “antecipando em 11 meses o cronograma inicialmente estipulado”, diz a nota.
Os investimentos naquelas ações são da ordem de R$ 238 milhões de reais.
A segunda fase do planejamento de modernização das rodovias assumidas pela Rota do Pará prevê um montante de mais R$ 738 milhões, até o ano de 2030.
A Pa-150, como as demais rodovias concedidas, terá a ampliação da rede de apoio ao usuário, na duplicação de trechos estratégicos, execução de acostamentos e restauração da via.
Essas intervenções, diz a organização, aumentará a segurança, fluidez e conforto da estrada.
Nas imagens, trechos da rodovia Pa-150 sendo recuperados pela concessionária.