Na tarde desta quinta-feira (15), aconteceu a entrega de certificados para 800 alunos de Marabá que concluíram cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. A solenidade, realizada nas dependências do Parque de Exposições, contou com a presença do prefeito João Salame Neto e de Luiz Muller, representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A presidente Dilma Rousseff enviou mensagem gravada em vídeo parabenizando os formandos.
Foram oferecidos 50 cursos de qualificação nas áreas administrativa, industrial, comercial, construção civil, operação de máquinas pesadas e produção rural. Todos foram ministrados em três turnos pelas instituições de ensino mantidas em Marabá pelo Sest/Senat, Senai e Senac, que formam o chamado “Sistema S” e tiveram carga horária variando entre 160 e 300 horas/aula. Ao todo, em 2013 foram formados 1.400 em Marabá. Com isso, a cidade assumiu o primeiro lugar no ranking dos municípios que mais formam e qualificam mão-de-obra no Pará, posto ocupado até novembro do ano passado por Santarém, na região do Tapajós.
“Vivemos em um mundo onde nada é fácil. Tudo requer tempo, determinação e dedicação. Hoje, um dos maiores dramas que vivemos na região é o desemprego e só vamos resolver este problema com qualificação”. Foi assim que João Salame Neto, após saudar os formandos, professores e autoridades presentes, iniciou seu discurso.
João frisou a importância da qualificação em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e enfatizou a importância do Pronatec, “um programa criado pelo governo federal que oferece aos jovens e adultos a oportunidade de obter qualificação e disputar as vagas de emprego em melhores condições”.
Ilvania Rodrigues de Souza, que concluiu o curso de camareira, no Senac, falou em nome dos formandos. Ela afirmou que a qualificação recebida preparou a todos para novos desafios. Sem esconder a satisfação, ela disse que “hoje é um dia muito especial para todos os formandos. Agradeço a todos aqueles que participaram comigo dessa empreitada. Estudamos com os melhores e queremos ser os melhores”.
Luiz Muller em seu discurso fez questão de lembrar a finalidade do Pronatec. “Formar de forma adequada a população mais carente e necessitada de se profissionalizar. É esse o objetivo do Pronatec”, disse. “OPronatec deu a possibilidade das pessoas terem sua autonomia e poder se desenvolver. Quando vem as obras e oportunidades, é necessário que a cidade tenha mão de obra qualificada”, afirmou ainda.
Muller lembrou 1,2 milhão de alunos já foram formadas nos cursos do Pronatec e que as metas do programa são ambiciosas. ”A presidenta nos deu uma meta de capacitar um milhão de pessoas até o fim de dezembro. Mas em fevereiro já tínhamos esse milhão matriculado”, comemorou Muller.
A presidente Dilma Rousseff enviou uma mensagem em vídeo que foi exibida aos formandos. Logo no início de seu pronunciamento, enfatizando a importância do programa, Dilma afirma que o “Brasil que queremos se constrói pelo caminho da educação e do emprego”. Em seguida, a presidente disse que o Pronatec ao unir essas duas pontas, “criou a oportunidade que faltava para milhões de brasileiros e brasileiras como vocês, que querem alcançar um emprego qualificado, vencer na vida e ajudar o Brasil a ser um país cada vez melhor”.
Dilma citou números que impressionam. Segundo ela, em três anos, o Pronatec recebeu seis milhões e trezentas mil matriculas e até o final do ano serão oito milhões de matriculas. Esses números foram alcançados graças ao empenho daqueles que ela denominou de “grandes parceiros”, os professores, as escolas técnicas federais e o Sistema “S”.
Dilma louvou o esforço e dedicação dos formandos que sacrificaram horas de trabalho, lazer e de convívio com a família para alcançarem a qualificação desejada. “Graças a esse esforço o Brasil sai fortalecido, porque para seguir crescendo, para produzir mais e melhor, nosso país precisa de trabalhadores qualificados como vocês”, disse a presidente.
Dilma aproveitou a oportunidade para contestar o discurso de setores da oposição que criticam os programas sociais do Governo Federal. “Esta formatura de vocês é uma vitória contra o preconceito daqueles que dizem que a população de menor renda não quer estudar, nem trabalhar”. Para Dilma, quem contesta os programas sociais são aqueles que “não conhecem a alma nem a determinação do povo brasileiro que trabalha muito e vocês são a prova que nosso povo quer aproveitar todas as oportunidades que o Brasil oferecer para estudar e trabalhar”.
Dilma enfatizou ainda a proeminência das mulheres no Pronatec. Nada menos que 70% das vagas nos cursos oferecidos pelo programa são ocupadas por mulheres.
A presidente mostrou-se otimista. “Digo e garanto. Chegou a hora das oportunidades para quem quer crescer na vida. É com esse objetivo que estamos investindo cada vez mais em Educação, na Saúde e no transporte público, na infraestrutura, nas grandes obras e na melhoria dos serviços públicos em geral”.
Ao concluir, Dilma afirmou que “o caminho que conduzirá o Brasil a um futuro ainda mais próspero já foi aberto e é por ele que vamos seguir em frente”.

virgilino camargos
16 de maio de 2014 - 15:03Meu Amigo Hiroshi Faltou vc Falar no SENAR
Texto foi enviado ao blog pela Ascom, amigo Virgilino. Mas fica registrado a participação do Senar.