Na noite da quarta-feira (3), o governador do Pará, Helder Barbalho, visitou o Km 1 da BR-316 para supervisionar os últimos estágios das obras do BRT Metropolitano, que estão com 90% de progresso. Esse sistema, que iniciará suas operações em fase assistida ainda neste mês, é um importante passo para a melhoria da mobilidade urbana e trará benefícios diretos aos habitantes da Região Metropolitana de Belém.

Ao longo da visita, o governador Helder Barbalho ressaltou que o projeto irá melhorar significativamente a vida daquelas pessoas que utilizam os ônibus diariamente.

“Nós estamos na fase final das obras do BRT, obras que trouxeram transtornos para a população da Região Metropolitana, mas necessárias para que, até o final deste mês, possamos iniciar a operação assistida dos ônibus. São mais de 260 veículos com wi-fi e ar-condicionado, garantindo que bairros de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara, Benevides e Santa Izabel possam se conectar aos terminais de integração e acessar, por via expressa, os seus destinos. Estamos finalizando ciclovias, passarelas e terminais, e certamente entregaremos uma nova qualidade no transporte coletivo para toda a região”, afirmou o governador.

 

O plano para o BRT Metropolitano inclui a edificação de 13 passarelas na BR-316, além de 13 estações para embarque e desembarque, e dois terminais de integração situados em Ananindeua e Marituba. A gestão de toda a operação será realizada pelo Centro de Controle Operacional (CCO), assegurando maior segurança e eficácia no sistema de transporte coletivo.

A frota será composta por 265 ônibus que possuem ar-condicionado e acesso à internet wi-fi, proporcionando maior conforto aos passageiros. O sistema irá conectar vários bairros da Região Metropolitana, facilitando o acesso por corredores dedicados na BR-316 até os terminais de integração e outros locais.

 

FROTA DO BRT COMPLETADA

A frota do BRT Metropolitano foi totalmente finalizada. Foram encaminhados à Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) 16 ônibus do modelo Padron, versão Millenium V, que agora integram os 265 veículos do Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana (SIT/RMB).

No total, a frota é formada por 92 ônibus Padron, cada um com capacidade para 93 passageiros e uma emissão de poluentes 15 vezes inferior à dos ônibus diesel tradicionais; além disso, conta com 40 ônibus elétricos e 133 modelos convencionais. Todos os veículos são equipados com ar-condicionado, internet Wi-Fi, câmeras internas e tecnologia de última geração.

Os automóveis foram comprados com um aporte de R$ 386 milhões do Governo do Estado, dos quais R$ 367 milhões foram financiados pela Caixa Econômica Federal por meio do Programa Pró-Transporte FGTS, vinculado ao Ministério das Cidades. A compra abrangeu três fabricantes, com entregas programadas a partir de dezembro.

Linhas alimentadoras

Os 133 ônibus tradicionais da frota irão operar nas linhas alimentadoras que conectarão os bairros de Marituba, Ananindeua, Santa Izabel, Santa Bárbara e Benevides aos terminais de integração. Nesses locais, os usuários serão transferidos para os ônibus elétricos e Padron, que realizarão a viagem pelo corredor principal até o centro de Belém ou a Universidade Federal do Pará, oferecendo serviços expresso e semi-expresso.

O BRT Metropolitano contará com dois terminais de integração, situados em Marituba e Ananindeua, 13 conjuntos de estações para passageiros, 13 passagens elevadas, quatro túneis de acesso, além do Centro de Controle Operacional (CCO), que estará na avenida Augusto Montenegro.  (Fotos: Ag. Pará)