A Câmara Municipal de Itupiranga vive momentos de caos.
Pelo menos é o que denunciam fornecedores e próprios vereadores do parlamento local, vítimas da má gestão do atual presidente da corte, vereador Domingos do Açaí (PP).
Em contato com a redação do blog, donos de estabelecimentos comerciais denunciam o dirigente da instituição como responsável pela desastrosa gestão à frente do legislativo.
Citando nomes de alguns donos de estabelecimentos comerciais do município vítimas da apontada “incompetente” administração de Domingos do Açaí, o blogueiro checou a realidade das acusações.
Os postos de gasolina Yrla e Kiko, citando apenas algumas firmas, apontam dívidas em atraso com valores próximos a R$ 200 mil. “Esses débitos são volumosos para o tamanho das empresas locais que não possuem gordura de capital para suportar a insolvência, além de que não temos segurança de que os donos dos postos citados estavam preparados financeiramente para vender seus produtos sem garantia de recebimento”, analisa um comerciante de Itupiranga ligado à Associação Comercial do município.
Destaque para a operacionalização irregular das compras efetuadas nos postos de combustíveis, sem nenhum tipo de licitação legal.
Vereadores também vitimados
Mas não são apenas os comerciantes fornecedores da Câmara Municipal vítimas da irresponsabilidade do presidente da Câmara Municipal.
Os próprios vereadores carregam o peso da falta de comprometimento de Domingos do Açaí com a transparência e o zelo pelo cumprimento correto das responsabilidades assumidas: a Câmara Municipal experimenta uma quase paralisação das atividades dos parlamentares devido a decisão dos postos de combustível suspenderem o fornecimento de gasolina para os veículos da CM.
A consequência é que os vereadores de Itupiranga estão sem desempenhar suas funções a contento, como visitar as comunidades da sede do município e aquelas localizadas mais distantes, como na zona rural, algumas vilas distantes da sede do município 200 km, como, por exemplo, Cruzeiro do Sul.
Presidente da Câmara denunciado ao MP
O estado de descontrole de gestão da Câmara Municipal é generalizado.
Uma das graves comprovações da administração caótica de Domingos do Açaí é a constatação de que os recursos do legislativo não estão sendo aplicados corretamente. A prova está na propalada suspeita de superfaturamento, e sem licitação, das obras de reforma do prédio da Câmara Municipal.
Alguns vereadores insatisfeitos com o desastre que está sendo a gestão de Domingos do Açaí confirmam que a obra teria consumido mais de R$ 600 mil.
A desconfiança de que realmente o superfaturamento da obra se concretizou, gerou um pedido de investigação junto ao Ministério Público Estadual. Em consequência, a Promotoria de Justiça está solicitando da mesa diretor a CM informações para aprofundar investigações.
Em Itupiranga, o vereador Domingos do Açaí é apontado como “político manipulado integralmente” pelo prefeito local, Wagno Godoy, eleito também pelo PP – partido do presidente da CM.