A cidade de Belém obteve a segunda posição na categoria de Segurança Pública do Ranking de Competitividade dos Municípios, com uma pontuação de 86,02. Ficou apenas atrás de Florianópolis, que registrou 89,02 pontos, conforme informações divulgadas pelo Centro de Liderança Política (CPL), que analisa as cidades das 27 unidades federativas do Brasil. O relatório foi publicado na quinta-feira passada (27).
Belém subiu uma posição no ranking, movendo-se da 3ª para a 2ª colocação entre as capitais brasileiras, de acordo com a divulgação de janeiro de 2025, para agosto de 2025. Ao considerar as cidades do Brasil com mais de 1 milhão de habitantes, Belém conquista o 1º lugar, enquanto Porto Alegre e Guarulhos ficam em 2º e 3º lugares, respectivamente.
De acordo com Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), a pesquisa confirma o progresso do Estado e da cidade de Belém, já que aparece em destaque nas posições iniciais, apresentando resultados favoráveis em estudos nacionais sobre Segurança Pública. Isso demonstra as iniciativas que têm sido implementadas em busca da paz social e da proteção de vidas.
“Nós acompanhamos as publicações do ranking de competitividade, feito pelo Centro de Liderança Política (CPL) e todos os critérios de empresas privadas ao serviço público que analisa 10 critérios, sendo Segurança Pública o que tem o principal peso para eles. E nessa publicação, no critério específico de Segurança Pública, o Estado ficou em 13º, sendo que já constamos na 15ª posição no ano de 2022, e em 2019 já fomos o 21º. Porém, seguimos com destaque e dessa vez para a capital, Belém, que foi a segunda colocada no pilar de segurança em geral, e se formos fazer a análise com base nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes, ela fica em primeiro lugar, além de se manter na primeira colocação entre as capitais da Região Norte. É importante ressaltar que um dos indicadores avaliados por eles, diz respeito às mortes violentas, o que temos trabalhado muito fortemente para reduzir, cada vez mais, e Belém alcançou uma posição que demonstra que temos avançado na estabilidade dos números no Estado”, comentou o responsável pela Segup.
Belém se destacou no ranking de competitividade no aspecto de segurança pública entre as capitais da região Norte, conquistando a primeira posição, com Manaus, Rio Branco, Boa Vista, Porto Velho, Palmas e Macapá logo em seguida.
Um aspecto importante destacado pela pesquisa refere-se às Mortes Violentas Intencionais (MVI). No cenário nacional, Belém posiciona-se em 6º lugar entre todos os municípios e em 4º lugar entre as capitais, com um índice de 80,88. No contexto da Região Norte, a cidade ocupa a 1ª posição entre as capitais.
No estudo elaborado para fornecer aos administradores públicos alternativas já aplicadas no setor privado que auxiliem na orientação e avaliação de ações, bem como na tomada de decisões, a Segurança Pública é o pilar que possui a maior relevância no Ranking de Competitividade, com uma ponderação de 12,60% entre os 10 pilares temáticos que formam a lista. Este pilar é constituído por 10 indicadores, que incluem: homicídios, mortes sob investigação, falecimentos de jovens devido a problemas de segurança, acidentes de trânsito, doenças relacionadas ao transporte e internações hospitalares causadas por incidentes de transporte.
Na investigação realizada, a avaliação do Pará em relação à Segurança Pública foi de 36,07, posicionando o estado em 13º lugar, sendo o terceiro melhor da Região Norte, atrás apenas do Amazonas, que ocupou a oitava posição, e do Acre, que ficou em décimo segundo. Ao longo da série histórica do pilar de Segurança Pública, de 2015 a 2024, o Pará já alcançou a 20ª posição. (Foto: AgênciaPará)