As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2023 iniciam hoje, segunda-feira (14). Aqueles que tiverem interesse devem realizar o cadastro apenas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, tendo até as 23h59 do dia 18 de julho, no horário de Brasília, para se inscrever.
Os prazos foram estabelecidos em um edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 9 de julho. A participação é sem custo.
Desde 2001, visando fomentar a inclusão no campo educacional, o programa federal tem patrocinado a formação superior em faculdades privadas que possuem uma avaliação favorável no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para este ano, o Ministério da Educação disponibiliza um total de 112.168 vagas para o Fies, das quais 67.301 estão disponíveis no primeiro semestre e 44.867 na segunda metade do ano.
Os postulantes a receber o apoio financeiro para os estudos precisam cumprir os seguintes critérios:
- ter feito parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), começando na edição de 2010;
- obter uma média aritmética das notas das cinco avaliações do exame que seja igual ou maior a 450 pontos e não ter recebido nota zero na prova de redação;
- não ter comparecido ao exame mencionado como um candidato treineiro;
- possuir uma renda familiar bruta mensal por indivíduo de até três salários mínimos (R$ 4.554 em 2025).
Cobertura financeira
O anúncio do processo seletivo destina 50% das oportunidades para o Fies Social, que foi introduzido em 2024. Para participar, os interessados precisam ter uma inscrição válida no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo, o que atualmente equivale a R$ 759.
A recente iniciativa apresentada pelo MEC possibilita a cobertura financeira de até 100% das despesas educacionais exigidas pelas instituições de ensino superior, além de destinar vagas específicas para negros, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A seleção para o Fies será realizada com base nas notas dos candidatos no Enem, levando em conta a ordem decrescente, o tipo de vaga, as preferências de grupo e a modalidade de disputa.
A hierarquia de prioridades leva em conta aqueles candidatos que não finalizaram o ensino superior e/ou que não receberam apoio do financiamento estudantil.
Não é permitida a aprovação de um novo financiamento do Fies para candidatos que não tenham saldado o financiamento anterior, seja pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educacional, ou que ainda estejam em fase de utilização do financiamento.
Lista de espera
O Fies realiza uma chamada única e também possui uma lista de espera. A lista com os nomes dos candidatos pré-selecionados nessa chamada única será divulgada em 29 de julho. Os estudantes deverão acessar o Fies Seleção para verificar as informações e finalizar sua inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto.
Os alunos que não forem selecionados previamente automaticamente integrarão a lista de espera para ocupação das vagas disponíveis, respeitando a ordem de classificação. A pré-seleção para a lista de espera será realizada entre 5 de agosto e 19 de setembro.
“Todos os candidatos e os que forem pré-selecionados precisam estar atentos aos prazos e aos processos definidos no edital, para não perderem a chance de garantir uma das vagas disponíveis nesta edição do Fies”, ressalta o MEC.