Na última quinta-feira (10), Parauapebas, localizado no sudeste do Pará, teve dois sismos. Conforme dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), os tremores ocorreram com um intervalo de apenas 10 horas.
Conforme os dados disponíveis, o primeiro sismo, com magnitude de 4.2, ocorreu durante a madrugada, aproximadamente às 00h03 (horário de Brasília). O segundo tremor, que teve uma intensidade menor, foi registrado com magnitude 4.0 e aconteceu às 09h46.
Embora a gravidade dos eventos, muitos habitantes da cidade afirmaram não ter notado prejuízos na estrutura e, além disso, não experimentaram tremores de terra.
Até agora, a equipe de jornalismo de O Liberal está aguardando uma resposta da prefeitura de Parauapebas.
Esses não foram os únicos movimentos tectônicos documentados na cidade.
No dia 3 de abril deste ano, a área de Parauapebas foi atingida por um tremor de magnitude 4.3. A RSBR classificou essa atividade sísmica como de intensidade moderada.
Naquele período, o Instituto de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e o Observatório Nacional (ON) realizaram uma investigação sobre o assunto.
A Defesa Civil informou que a formação geológica da região de Parauapebas, conhecida como “Falha de Carajás“, pode ser afetada por leves tremores sísmicos, sendo que a maioria deles apresenta uma magnitude reduzida. Por conta disso, esses fenômenos geralmente não são percebidos pelos habitantes.