Ao final desta semana, 50% da construção da ponte sobre o Rio Tocantins, localizada na BR-226 entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), foi finalizada.

A informação positiva surge em um período inferior a cinco meses desde o começo da construção.

O Governo Federal destinará R$ 171,1 milhões para a construção da nova ponte.

A recente edificaçãoconta com todas as 24 fundações e os 26 pilares finalizados. Simultaneamente, as equipes estão trabalhando nas 45 vigas pré-fabricadas que farão parte da nova Obra de Arte Especial (OAE), que irá conectar uma das principais estradas do país. Além disso, estão em andamento a montagem de pré-lajes e das aduelas de disparo do balanço sucessivo.

O método de balanço sucessivo é uma abordagem construtiva aplicada na construção de pontes e viadutos com grandes vãos, sobretudo em situações onde não é viável empregar escoramentos tradicionais que suportem diretamente no solo. Esta técnica envolve a montagem da estrutura em seções (aduelas) que são ou concretadas no local ou pré-fabricadas, avançando de forma sucessiva em balanço, um segmento após o outro, a partir de um ou mais pilares centrais.

 

A nova Ponte de Estreito, que deve ser finalizada em um ano a contar da assinatura do contrato emergencial, será maior que a versão anterior. A nova estrutura que cruzará o Rio Tocantins terá 630 metros de comprimento, dezenove metros de largura e um vão livre de 154 metros. Contará com duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos de três metros cada, barreiras de proteção do tipo New Jersey, além de calçadas para pedestres e guarda-corpo em ambas as extremidades do tabuleiro.

 

Serviços de balsas

No último fim de semana, foi finalizada a obra do segundo ponto de atracação para a travessia de balsa que está em uso enquanto a nova ponte é construída. Com a adição de quatro pontos de atracação, sendo dois em Estreito (MA) e dois em Aguiarnópolis (TO), o DNIT assegura um transporte mais eficiente e rápido entre os dois municípios.

Hoje, quatro balsas funcionando. Duas delas são para veículos leves, enquanto as outras duas atendem a veículos pesados. Isso resultou em uma redução considerável no tempo de espera na fila.

Uma nova estrada de acesso ao atracadouro foi criada, possibilitando a distinção entre os diferentes tipos de veículos: uma via destinada apenas a veículos pesados e outra para os leves. Essa estruturação favoreceu a melhoria na eficiência e segurança durante o embarque.

 

Ponte desmoronada

A ponte Juscelino Kubitschek, que conectava o Tocantins ao Maranhão, colapsou em 22 de dezembro do ano anterior. No momento do incidente, 18 pessoas estavam a bordo de três carros de passeio, três motocicletas e quatro caminhões que caíram no rio.