O apagão ocorrido na tarde de sábado (20) em pelo menos dez municípios do interior do Pará ptovocou estresse e preocupação em candidatos às provas do Enem.

A falta de energia só foi normalizada nas primeiras horas da manhã de domingo.

Moradores e estudantes de Cametá, Breves, Portel, Curralinho, Bagre, Limoeiro do Ajuru e Melgaço reclamaram que a falta de energia elétrica prejudicou a noite de sono na véspera da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em Mocajuba, Baião e Tucuruí, o abastecimento foi retomado ainda no sábado.

O abastecimento de energia elétrica nesses municípios foi interrompido por volta das 16h de sábado. A Equatorial informou que mobilizou equipes de manutenção para normalizar o serviço “no menor tempo possível”, e lamentou os transtornos. O problema, de acordo com a companhia, foi motivado por um imprevisto técnico na linha de transmissão que atende essas localidades.

O estudante Marcos Pinheiro, de 21 anos, contou que foi uma noite difícil para os moradores de Portel. “Essa falta de energia foi uma situação complicada, a gente passou a noite toda sem dormir. Sábado, véspera do Enem, muitos estudantes teriam que dormir bem para chegar preparados para essa prova. Mas muitos ficaram sem dormir por conta do calor. Infelizmente situações como essa, de queda de energia, são frequentes aqui”, relatou.