Produzindo mais de  400 toneladas de cacau ao ano, a Fazenda Panorama, localizada no município de Uruará, na região da Transamazônica (PA), integra a chamada Rota do Cacau, juntamente com os municípios de Pacajá, Anapu, Vitória do Xingu, e Brasil Novo – considerada a região cacaueira mais importante do estado.

Foi para lá que o empresário Reinaldo Zucatelli deslocou-se no início desta semana, para conhecer a formidável propriedade que já desponta como uma das mais promissoras do país na produção do produto.

Recebido pelos proprietários  Elcy,  Eunice e Helton Gutzeit, o empresário marabaense  percorreu toda a extensão  da fazenda, que se prolonga em um espaço de 2 mil hectares de terras férteis, visando absorver expertise no setor cujo qual ele pretende investir na região de Marabá, conforme noticiou este blog ano passado.

Elcy Gutzeit e Helton Gutzeit, recebendo Reinaldo Zucatelli (ao centro) na Fazenda Panorama.

Na visão do empresário marabaense,  a plantação de cacau no entorno do município de Marabá é uma atividade promissora, “porque garante a utilização de árvores e replantio, favorecendo a sustentabilidade, sem desmatar e ainda promovendo a recuperação e reflorestamento de áreas degradadas”, diz.

“Quando o assunto é o cultivo do cacau, logo se pensa no estado da Bahia, responsável pela maior parte da produção no Brasil. Mas poucos sabem que o nosso Estado do Pará se tornou o maior produtor do Brasil,  e que têm duas regiões promissoras  do cultivo do fruto, a região da Transamazônica, e  a área Bragantina. Eu acredito muito no potencial das terras  aqui no entorno, razão para se pesquisar bastante as experiências no setor e a vontade de investir nessa atividade”, explica Zucatelli.

Helton, Zucatelli, Elcy, Helmo de Oliveira Lima (gerente fazendas Zucatelli) e Eunice Gutzeit,

 

 

Zucatelli explica que a fazenda Panorama é hoje referência em cultivo do cacau.

“O Helton Gutzeit, filho da  Elcy, é grande conhecedor da cultura cacaueira do Brasil, já sendo, inclusive, premiado nacional e internacionalmente. O mais recente  reconhecimento da qualidade da amêndoa de cacau produzida na Fazenda Panorama foi a certificação conquistada no prêmio Internacional Cocoa Award 2019, em Paris. O cacau da Panorama foi certificado como uma das 50 melhores amêndoas do mundo. É através do conhecimento de empreendedores como ele que estamos buscando o máximo de informações sobre  o plantio de cacau”, diz Zucatelli.

Comitiva da Fazenda Panorama no Salão do Chocolate, em Paris, — Foto: Elcy Gutzeit/Arquivo pessoal

Para se ter ideia das potencialidades do cultivo de cacau na Fazenda Panorama, a propriedade  conquistou, em 2019, o primeiro e segundo lugares na categoria Blend no I Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil.

A avaliação considerou detalhes e aspectos das amêndoas e o produto paraense se destacou pela qualidade e paladar, diferenciados pela fermentação e pela variedade de aromas.

Depois de conhecer a produção e o cultivo de cacau da Fazenda Panorama, Reinaldo Zucatelli retornou mais empolgado, pensando seriamente em destravar os estudos sobre o projeto que pretende implantar em suas fazendas na região, mas que ficaram sobrestado nos últimos meses em função da pandemia.

O que mais tem empolgado o empresário são as primeiras pesquisas mostradas a ele  sugerindo verdadeiramente que a planta é realmente benéfica para o desenvolvimento sustentável.

“As condições de solo e clima na Amazônia são apropriadas para o cacau. Os estudos indicam que os cultivos mais próximos da linha do Equador produzem o cacau com as características mais apreciadas pela indústria”, revela.

Caso o Grupo Zucatelli decida mesmo dar start em seu projeto de cultivo de cacau, abre-se horizonte para centenas de empregas e geração de renda numa atividade perene e sustentável.

Imagens da produção cacaueira da Fazenda Panorama.