O Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil (HMI) de Marabá conquistou o Certificado de Excelência em Bancos de Leite Humano na categoria Ouro, certificação

concedida pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano. A avaliação leva em conta a estrutura física, equipamentos, qualificação profissional e produção, entre outros itens.

Há cinco anos em funcionamento no HMI, o Banco de Leite Humano é uma das principais iniciativas para a redução da mortalidade infantil no município. A equipe fornece todas as instruções para a retirada do leite, bem como os frascos adequados para o armazenamento do alimento.

O leite materno traz saúde e vida para as crianças. Na proporção em que o índice de aleitamento aumenta, a mortalidade infantil é reduzida. Na amamentação, os bebês recebem os anticorpos da mãe para proteção contra infecções, principalmente diarreia e pneumonia. O leite materno diminui ainda alergias e obesidade. Amamentar também é importante para a saúde da mulher, pois o sangramento após o parto é menor, assim como os riscos de desenvolver anemia. A mulher também corre menos riscos de câncer de mama, ovário, e ainda de diabetes e infarto.

As coletas do leite humano são feitas duas vezes por semana, nas casas das doadoras. Após isso, o leite passa por rigoroso controle de qualidade laboratorial, depois é pasteurizado e congelado. As mães que se propõem a esse voluntariado também são submetidas a exames no CTA, Centro de Testagem e Aconselhamento, que analisa doenças como hepatites, HIV e sífilis. (Fonte: Ascom PMM)