Morada Nova 

Com mais de trinta anos de existência, o bairro Morada Nova (antigo KM-12) recebe, enfim, atenção do poder público municipal e se transforma em um verdadeiro canteiro de obras, com pavimentação de ruas, reforma de posto de saúde, construção de residencial, feira e de quadra coberta.

Neste inicio, o Xô Poaca, programa de pavimentação de ruas da Prefeitura de Marabá, alcança seis ruas de Morada Nova em um pacote que envolve outras centenas de obras espalhadas por toda a cidade.

Segundo a presidente da Associação dos Moradores do Bairro, Gilvanete de Souza Feitosa (foto acima), que há 25 anos mora ali, teria sido bom se os prefeitos anteriores tivessem feito algum investimento.

“Se cada prefeito asfaltasse um pouco, Morada Nova estaria um brinco”, disse a líder comunitária.

Sobre a pavimentação de ruas, que inclui drenagem com colocação de manilhas, Gilvanete retransmite a alegria da população. “Muitos dos moradores que planejavam vender suas casas retiraram as placas de Vende-se”, afirma.

As ruas que estão recebendo pavimentação no bairro Morada Nova, são a  Floriano Peixoto – uma das mais criticas, por estar dentro de uma área alagável, Araguaia, Piauí, Cabo Frio, Ano 2000 e Goiás.

Saúde Melhora – A reforma e ampliação da Unidade de Saúde Carlos Barreto (f0t0 abaixo) é motivo de alegria para os moradores. De acordo com Gilvanete, o fato de Morada Nova ser o bairro mais distante do centro da cidade, o acesso aos órgãos de saúde é complicado, por isso a população festeja a decisão do prefeito de investir em saúde pública.

A obra de ampliação e reforma da Unidade de Saúde está orçada em 95.624,15 e foi iniciada em 17 de março deste ano. Quando concluída a reforma, a UBS terá seis consultórios e receberá equipes do Programa Estratégia Saúde da Família. Enquanto acontece a reforma da UBS, o atendimento à população ocorre em um prédio alugado pela Prefeitura. Há tempos sem médico, Morada Nova agora é atendida por profissionais do Programa Mais Médicos Para o Brasil, que conquistaram a simpatia e o respeito dos moradores.

Habitação Popular – Em breve Morada Nova receberá um investimento em termos de moradias populares de primeira qualidade.

É o residencial Jardim do Eden com 968 casas e o prefeito João Salame garante apertar a fiscalização na distribuição das moradias para que o acesso às unidades habitacionais seja garantido apenas às famílias carentes.

No Eden, ao contrário de residenciais entregues na gestão anterior, a Prefeitura Municipal de Marabá está garantindo a construção de escola, praça e posto de saúde, além de exigir que o serviço seja feito com a qualidade que a população espera e exige.

Morada Nova 2

Fotos de Helder Messiahs