Hiroshi Bogéa On line

Sustentabilidade: GZ investe em mais de mil hectares de reflorestamento

Além de avançar na integração entre pasto e lavoura, com plantio de cacau – conforme o blog publicou -, a empresa RR Agropecuária tem feito pesados investimentos no reflorestamento de imensas áreas de fazendas de sua propriedade.

Um cenário de  sustentabilidade que comprova a viabilidade da preservação do meio ambiente ligado à atividade do agronegócio.

Os projetos de reflorestamento em diversas fazendas do Grupo Zucatelli, conglomerado de empresas nas áreas de concessionárias de veículos, pecuária, agricultura e outras atividades comerciais são opção sustentável para a recuperação de áreas degradadas e de reposição.

Imagem aérea mostra lado direito com reflorestamento adulto, enquanto o lado esquerdo está tendo o solo preparado para novos reflorestamentos.

 

Reinaldo Zucatelli, diretor presidente do GR, explica que   com a união dos três sistemas – lavoura, pecuária e floresta – é possível promover a recuperação do bioma com produtividade e sustentabilidade, ampliando as alternativas de renda para o produtor rural.

“São três possibilidades de receita, sendo que a agricultura dá receita no curto prazo, a pecuária dá no médio e a atividade florestal no longo prazo”, exemplifica.

Os investimentos  de reflorestamento estão sendo feitos nas fazendas Reunidas, Natal e Sororó, no município de Marabá, com mil hectares de reflorestamento de eucalipto.

Somente no ano de 2021, já foi feita uma nova área  de reflorestamento com aproximadamente  40 hectares de  eucalipto com pastagem.

Foram plantados mais 30 mil pés, na Fazenda Sororó;

O avanço do reflorestamento permitiu à RR Agropecuária firmar contrato de venda de madeira para a empresa Suzano, de Imperatriz, que tem um parque industrial ali instalado para produção de papel.

Os investimentos do Grupo Zucatelli em reflorestamento permitem à empresa ser autossustentada na produção de estacas e moirões,  para cerca e outras madeiras de consumo na fazenda.

Nas fazendas da RR Agropecuária, o reflorestamento ocupa grandes áreas em meio a atividade pecuária.

 

Todas as fazendas da RR Agropecuária  possuem  Licença de Atividade Rural (LAR).

Além desse documento da LAR,  o grupo de fazendas emitiu junto a Sema (Secretaria de Meio Ambiente do Estado) Declaração  de Corte e Colheita de Florestas Plantadas (nativas e exóticas)  Localizadas Fora da área de Reserva Legal  ou de Preservação Permanente.

Esse documento é a garantia de que o Grupo Zucatelli desenvolve seus projetos de reflorestamento com interesse comercial fora das áreas existentes de reserva e de preservação permanente.

O plantio de eucalipto ou outra espécie tem se ajustado  bem à realidade local dela.

“O eucalipto é bom porque você tem um mercado comprador, você usa, pode vender em qualquer local, mesmo em uma cidade pequena, tem mercado para isso”, diz Reinaldo.

 

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *