Hiroshi Bogéa On line

Obra Kolping pode ser fechada por falta de apoio

 

 

Totalmente distanciada  das verdadeiras demandas que afligem a população, a Câmara Municipal de Marabá é incapaz de sensibilizar-se diante de situações que desestruturam milhares de pais de famílias esperançosos de  um dia verem seus filhos completando cursos profissionalizantes capazes de os qualificarem a bons empregos.

A Câmara Municipal de Marabá é incapaz de segurar  bandeiras verdadeiramente identificadas com as carências de populações desassistidas, como aliar-se à Obra Kolping do Brasíl no sentido de pressionar os governos a firmarem convênios capazes de manter vivos os cursos oferecidos naquela instituição.

A Obra Kolping passa por sérias dificuldades, correndo o risco de riscar de seu calendário de formação profissional dezenas de cursos.

Este mês, a energeia elétrica da sede da Obra Kolping está ameaçada de corte, por falta de pagamento, enquanto a folha salarial de março de seus colaboradores ainda não foi quitada.

Preocupado com o quadro turvo que se apresenta, Andréia Rodrigues de Souza Moura, Coordenadora Geral  da instituição, enviou carta aos vereadores de Marabá, chamando-os à responsabilidade, já que o Executivo não cumpre com seu papel de indutor das parcerias realmente vocacionadas à formação educacional do povo de Marabá.

Teor do documento foi enviado ao blog, esta tarde, por uma vereadora que se mostra preocupada com o futuro da Obra Kolping, entidade que  qualifica mais de quatro mil jovens, anualmente.

Além de ser uma narrativa dramática da vida da entidade, texto  é um desabafo ardoroso de uma pessoa que se dedica de coração, há vários anos, à formação profissional de jovens da região, sempre defendendo as cores e a seriedade da instituição fundada por padres italianos.

Leiam o que diz a coordenadora da Kolping.

 

Senhores Vereadores:

A Obra Kolping do Brasil é conhecida nesta cidade como escola profissionalizante que mais insere jovens no mercado de trabalho, através de seus programas de jovens aprendizes e qualificação profissional. Nos últimos 2 anos este Centro profissionalizou com o Programa da VALE/ALPA mais de 5 mil pessoas e quase 3 mil dos Programas de Capacitação de jovens aprendizes e qualificação profissional de jovens com recursos próprios.

A Obra Kolping nestes 22 anos de atuação tem cumprido sua missão como Instituição filantrópica sem fins lucrativos.
Este ano, temos quase 900 jovens nos dois programas, de capacitação de jovens aprendiz e qualificação profissional de jovens. Mas até o momento não conseguimos nenhum convênio para a sustentação deste Centro. Será que o estado e a prefeitura não estão vendo está situação! Ora! É preciso saber que esta responsabilidade também cabe ao município e ao estado.  Isso chama-se, dever e compromisso  social.

A nossa cidade é referência mundial de violência principalmente com a juventude. O sonho dos nossos educadores é também o sonho desta gente; que nossa cidade seja de referência; um polo de trabalho e de mudanças; de força viva de transformação onde os jovens possam ter acesso a educação e aprendizagem profissional, para que amanhã suas famílias possam   olhar para o universo  e sentir  o gosto para a vida, para os filhos que crescem, para o crescimento da cidade e  para os empreendimentos de forma honesta e solidária.

Basta! Tanta miséria e sofrimento espalhada no rosto de tantas famílias que perderam seus filhos pela violência e por não ter oportunidades educacionais.
Não queremos uma cidade que seja um polo de violência e marginalização. Portanto Srs. Políticos é a hora de fazer parcerias e honrar compromissos.

Hoje são quase 900 jovens e estamos levando este fardo só, sem nenhum convênio financeiro, será que é possível uma parceria!

Agora, são 10 horas da manhã, temos até 12:00 para pagar a energia e quitar a folha de pagamento do mês passado e não temos um real, será que esta angustia não terá fim!

Este é um clamor da família Kolping CPPA – MARABÁ.

O nosso ginásio està a disposição para que as empresas interessadas possam locar.

Contamos com o apoio deste legislativo.

Atenciosamente,

Andréia Rodrigues de Souza Moura
Coordenadora Geral – CPPA

 

Post de 

15 Comentários

  1. sérgio wanderly silva

    27 de julho de 2012 - 12:12 - 12:12
    Reply

    Caros irmãos de Marabá,

    Sou funcionário público municipal há 22 anos, secretário de assistência social nos últimos 12 anos, com represnetação em todos os níveis de governo de meu Estado de MS e país. Fui conselheiro nacional de assistência social, presidente do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social e, dentre outros, me orgulho de ter sido filho e criado pela Kolping de São Paulo, dentro de uma favela. Me emocionou estar pesquisando asuntos referentes a projetos da kolping, por conta de um trabalho que tenho que fazer e encontrar essa triste situação. Conheço vocês irmãos de Marabá através da Andréia com quem compartilhei muitos momentos nesses trinta e cinco anos que tenho de caminhada kolping e entusiasta pelo ideal e trabalhos da entidade. Encontrei Andréia uma vez defendendo esses mesmos projetos na Hungria, Itália e Alemanha. Sou político, porque minha fé e igreja diz que lugar de leigo é no coração do mundo, dando testemunho do Reino de Deus, e não vou atacar os desavizados irmãos que têm dado tanto tristemunho nessas lindas terras, mas está no povo, nos conselhos de assistência social, dos direitos da criança e da juventude o lócus de luta por recursos e manutenção do que não é de propriedade de Andréia ou qualquer um de nós da kolping, posto que o serviço que prestamos à população é público por natureza. Quantas palavras preocupantes sobre a nossa juventude, tudo muito verdade diante dos relatórios últimos que afirmam que a sociedade está matando deliberadamente nossos jovens e ainda os acusa de violentos. A Kolping, como a APAE e todas as entidades que perfazem o tecido social de uma cidade devem ser cuidadas e tratadas com muito respeito e responsabilidade, posto que são verdadeiras jóias de cidadania e construção de direitos. Suplico aos irmãos e homens/mulheres de boa vontade dessa cidade que lutem pelas APAE´s, kolping´s e quantas pugnam por melhorar a qualidade de vida de nosso povo. Busquem o Ministério Público, os Tribunais de Contas e o Judiciário para construirem pontes de diálogo, posto que difamação, injurias e outros espedientes apenas aumentarão a dor e cisão. Desculpem- me queridos irmãos dessa querida cidade, por um intruso pantaneiro querer apitar…. Mas somos hoje uma aldeia mundial e, mais que isso, somos brasileiros e o que acontece a qualquer brasileiro deveria nos incomodar. Contem comigo no que puder ajudá- los. Que Deus nos anime na luta e transformação pacífica das realidades.
    Sérgio Wanderly
    Secretário Municipal de Assistência Social de São Gabriel do Oeste
    Assistênte Eclesiástico da OKE/MS

  2. Antônio José

    1 de maio de 2012 - 15:22 - 15:22
    Reply

    Estamos acompanhando o esforço da Obra Kolping em Marabá para manter em funcionamento o Centro Profissionalizante, de grande importância para esta cidade e região. O debate deve avançar no sentido de construir uma politica pública de qualificação profissional de nossos jovens, que vá além das disputas eleitorais locais e regionais. Confiamos na capacidade do povo de Marabá no sentido de reivindicar dos políticos uma tomada de posição em favor da vida dos nossos jovens.

  3. ANONIMO

    30 de abril de 2012 - 23:50 - 23:50
    Reply

    SE A SEMAC DEU OU NÃO OS CURSOS EU NÃO SEI, MAS SEI QUE UM CURSO DE MANICURE NÃO CUSTA MAS DE 5.000,00 REAIS ISSO COM HORA AULA DE PROFESSOR A 50,00 REAIS HORA AULA DE EMPRESA PRIVADA. ENTÃO ESTA SECRETARIA NÃO TEM PENA DO DINHEIRO POVO VAMOS É GASTAR… SAÍDA DESTA SECRETÁRIA JÁ.

  4. Anônimo

    27 de abril de 2012 - 18:56 - 18:56
    Reply

    MC Maurino foi péssimo mesmo para a elite,para os que usavam o carnaval para beneficio proprio,para os politicos que usavam eventos para se promover e tirar proveito da prefeitura e precionados patricionadores.que já nao suportava mais dar danto dinheiro.o povo de Marabá sabe das coisas.adeus sec.de educaçao,de cultura e lazer,turismo. o povo nao quer voltar para este time.

  5. Anônimo

    27 de abril de 2012 - 18:45 - 18:45
    Reply

    Tome coramina,vc vai precisar,agora diz que as casas populares nao tem drenagem e nem pavimentaçao vai falar isso para os moradores da folha 23 e 26.que eles lhe chamarao de mentiroso.foi dois onibus lotados desta folha e presenciaram in loco o projeto habitacional.com drenagem,iluminaçao e pavimentaçao.foram 1.410 em seguida será 1.090. é o povo está satisfeito com o governo federal e com maurino que cadastrou no ministério das cidades a prefeitura.está fazendo tanto susesso que estao providenciando mais 2.500 para Marabá. Maurino está buscando o que os outros tiveram preguiça de ir atráz.

  6. Marcelo Cardoso

    27 de abril de 2012 - 12:22 - 12:22
    Reply

    o cara ai ta falando do tião todos sabemos q ele foi será e sempre será melhor prefeito que o maurino e uma pena ve essa instituição fecha as portas por falta de apoio do poder publico e as empresas privadas tambem….fico triste se isso acontecer . Esse cara que citou o nome do ex prefeito certamente ta falando uma coisa certa nos governos passados nunca foi deixado de ter o repasse da prefeitura enquanto o atual governo ta gastando milhoes em salão de beleza e picarra que se formos pensar da pra aterra o rio tocantins quase todo !!!!mais nois eleitores temos uma arma na mão o titulo de eleitor nas proximas eleiçoes vamos começar as mudanças pela camara e depois todos nos marabaense ja sabemos não pro maurino !!!!!!essas casas populares ai veja bem lá não tem esgoto drenagem posto de saude asfalto nada isso ai vai se a proxima decepção da atul gestão que ta pedindo socorros aos marketeiros pra ve se levanta os 6% da pesquisa passada qualquer um joão salame, italo ipojucam ,luiz carlos e concerteza tião que com seu geito mais ainda e o melhor pra marabá ,,,menos maurino esse sim tem o desprezer de ser um pessimo prefeito não tenho nada contra a pessoa do maurino mais a forma com que ele administra a cidade!!!desde de já poster hiroshi bogea um abraço e sucesso no seu blog fico grato se o senhor postar o meu comentario!!!! abraços

  7. anonimo

    27 de abril de 2012 - 11:16 - 11:16
    Reply

    Ei anonimo das 22,58h esquece o Tião pois quem ganhou a eleição foi o Maurino portanto quem manda é ele cara. Ja se passaram quatro anos e tu continua falando como se o Tião ainda fosse prefeito, quem so sabia dirigir fusca, ta na cara que não se garantia dirigir uma carreta de tres eixos, vamos conjugar o verbo sofrer juntos amigo.

  8. Anônimo

    27 de abril de 2012 - 11:11 - 11:11
    Reply

    Breve escola Municipal no bairro Araguaia.parceria governo federal e prefeitura.Parabéns Maurino vai beneficiar também moradores da coca-cola.

  9. Anônimo

    26 de abril de 2012 - 22:58 - 22:58
    Reply

    Este grupo do Mau do Tiao,que no passado colocou na cabeça do povo que a Elza só soltava bandido da cadeia e que o Asdrubal teria sido péssimo prefeito em Salinas,e que prejudicaram o Dário Veloso no problema do leite.criam, iventam só que o povo já está acreditando que o governo do sr. Maurino foi boicotado pelos opositores.quebraram Maquinas,danificaram vários caminhoes,desviaram combustiveis,perderam prazos de processos,desviaram serviços que foram protocolados pelo gabinete,nao fizeram limpesas dos bueiros e valas antes do inverno,conseguiram pelo um longo periodo afastar o Prefeito do vice,trataram mau os seguidores de Maurino,atraves de politicos influentes conseguiram colocar em assesorias e cordenaçao varios opositores de Maurino.atrasaram pagamentos de fornecedores simpáticos a Maurino.para beneficiar terceiros.

  10. Ruy Souto

    26 de abril de 2012 - 19:30 - 19:30
    Reply

    Ao que sei, a Obra trabalha com recursos públicos e privados. Para merecer os primeiros, seria importante que a entidade filantrópica prestasse conta dos seus gastos à população, o que jamais ocorreu.

  11. Heldenir Almeida

    26 de abril de 2012 - 17:59 - 17:59
    Reply

    Conheço o trabalho da Obra Kolping porque meu filho prestou curso nesta entidade e hoje trabalha como menor aprendiz, Conheço um pouco da história de luta e interesse dos professoras e da Andréia. São pessoas interessadas em dá qualidade de vida aos jovens,em assegurar o futuro deles e dá a qualificação que lhes será requerida ao ingressarem no mercado. Qualificação esta, que diga-se de passagem, as empresas irão precisar. Já precisam, e não encontram em número necessário. Por tudo isso, revolto-me com o abandono e o descaso que prefeitura e câmara de vereadores dão a entidades como essa. Dá de ver claramente, que nossos políticos só têm interesses pessoais e estão pouco se importando com os apelos e necessidades da sociedade. Depois eles ainda dizem que não sabem como fazer com tamanha violência, que o poder judiciário que tem que resolver. Incompetência premeditada! O que tinha que ser feito anteriormente, era,ter dado oportunidades para o jovem não se lançar na criminalidade e nem na prostituição. Dá a oportunidade de Instituição como esta se manter de pé!

  12. ana maria

    26 de abril de 2012 - 17:51 - 17:51
    Reply

    Nossa eu nossa eu nao sabia, mas sei que todos os cursos estao sendo feito pela SEMAC esqueceram da obra kolpi

  13. anônimo

    26 de abril de 2012 - 17:47 - 17:47
    Reply

    Por….camarada, pede, pelo amor de Deus, pro Ministério Público solicitar a PRISÃO, dessa quadrilha: Égua, meu irmão, é Mafia prá todos os gostos:
    Agora essa ultima ” Máfia do Salão de Beleza “. Por… não dá mais pra aguentar tanta sacanagem com nosso Municipio.

  14. José Coruja da Silva

    26 de abril de 2012 - 17:09 - 17:09
    Reply

    Enquanto isso, a Semac “investiu” R$ 6 milhões (pasmem!) em cursos de cabeleireiro, muitos dos quais, segundo o Ministério Público (ver o Blog Quaradouro), jamais foram ministrados;e os que foram passaram por superfaturamento…

  15. ANONIMO

    26 de abril de 2012 - 14:48 - 14:48
    Reply

    Nada nem ninguém, é apolítico,existem tendencias dentro da obra,e isso pesa na hora de “pedir ajuda” ao poder, à não ser que você seja “amigo do rei”. Não tem mistério.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *