Hiroshi Bogéa On line

Dilma 56% X Serra 33%

A análise está no Jijolaço, do Bizola:
:

O presidente do Vox Populi, Marcos Coimbra, fez em artigo na Carta Capital um exercício de como será o resultado da eleição presidencial de 3 de outubro, com base em fatos objetivos, e chegou ao seguinte resultado, considerando os votos válidos: Dilma 56%, Serra 33%, Marina e os pequenos 11%.

Segundo Coimbra, Dilma reúne todas as condições de vencer no primeiro turno, o que nem Lula conseguiu em 2002 e 2006, e as feições do resultado final, salvo alguma excepcionalidade, deverão se delinear antes da primeira quinzena da propaganda eleitoral de rádio e TV.

Coimbra considera que não é impossível que Dilma chegue aos 60% que Lula teve no segundo turno de 2006 ou que ultrapasse os 54% de Fernando Henrique Cardoso em 1994, “com Plano Real e tudo”.

Para projetar o tamanho da vitória de Dilma, o presidente do Vox Populi acha que Serra mantém seu patamar atual de 30%, pois tem pouco a perder nas próximas semanas. Dilma é que teria a crescer. Com seu pouco tempo de tevê, Marina não irá muito além dos 8% que tem hoje e ainda pode enfrentar um crescimento de Plínio de Arruda Sampaio. Na análise de Coimbra, Plínio tira voto de Marina e não altera o cenário entre Dilma e Serra.

Marina e os pequenos somariam, então, 10%. Brancos e nulos ficariam entre 8% e 10%, mantidos os níveis de 2002 e 2006, após a introdução da urna eletrônica, Serra 30% e Dilma entre 50% e um pouco menos que 55%. Considerando apenas os votos válidos, daria Marina e os pequenos, com 11%; Serra, 33%, e Dilma, 56%.

Coimbra assume os riscos da previsão, mas diz que talvez não seja tão arriscada assim diante da previsibilidade desta eleição. Como o Vox Populi vem acertando muito até agora, é de se considerar.
Post de 

1 Comentário

  1. Anonymous

    24 de agosto de 2010 - 14:57 - 14:57
    Reply

    O Marcos Coimbra deve estar apavorado com a decisão da juiza Ezilda Pastana, do TRE-PA que aplicou multa de R$ 106 mil a jornalista Franssinete Florenzano, dona do Blog da Franssinete. E o Mino Carta deve estar tremendo de medo de uma reação dos tucanos liderados pelo Zé Serra.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *