Controlado incêndio na Flona de Carajás

Publicado em 31 de agosto de 2012

 

 

Na quinta-feira, 30, no 15º dia de combate o incêndio florestal na Floresta Nacional de Carajás foi finalmente controlado.

O apoio do Prevfogo/ IBAMA que enviou 14 brigadistas da brigada municipal de Itupiranga e um coordenador do estado do Alagoas, reforço aportado pela VALE na infraestrutura com mais um helicóptero de combate e um grupo de bombeiros civis especializados foram decisivos para o controle desta emergência ambiental.

As chuvas nos dias 29 e 30, mesmo curtas e localizadas também contribuíram muito para a contenção do incêndio.

A área queimada está toda cercada por aceiros mecânicos e manuais, além de um pequeno igarapé considerado uma barreira natural ao avanço do fogo.

Inicia-se, nesta sexta-feira, 31, o trabalho de rescaldo e monitoramento das linhas de defesa. A extensa área e a densa vegetação queimada dificultam este trabalho devido à grande ocorrência de focos de requeima na área atingida.

O incêndio só será considerado extinto após a conclusão do rescaldo que deve perdurar mais 15 ou 20 dias.

A equipe envolvida diretamente no combate, especialmente aqueles que presentes desde o primeiro dia (chegando a mais de 100 colaboradores entre brigadistas, apoio, logística e coordenação) merecem os parabéns.
Mas ainda não terminou e toda a paciência e atenção são necessárias para mantermos o controle deste incêndio florestal e evoluirmos para a sua extinção.

O combate é coordenado pelo Instituto Chico Mendes, responsável pela proteção da Floresta, com o apoio da mineradora Vale, através do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios do Mosaico de Unidades de Conservação de Carajás.