Durante encontro com o prefeito de Marabá e empresários da região, o Cônsul Principal do Japão em Belém, Sr. Rei Oiwa, deixou aberta a possibilidade do município, e a classe empresarial, firmarem parcerias com o governo e classe produtiva nipônicos.
Rei Oiwa assistiu exposição de projeto de revitalização do Núcleo Pioneiro, que já foi iniciada pela avenida Antonio Maia, e a um vídeo institucional.
Ao ser indagado pelo prefeito sobre a possibilidade do governo japonês participar com financiamento de projetos no município e da atração de investimentos privados, o cônsul explicou os caminhos a serem percorridos, inclusive mostrando o potencial da Jica como órgão fomentador de projetos urbanísticos.
Lembrou a presença da empresa Jica (*) em Belém financiando obras de mobilidade urbana, e orientou a prefeitura a procurar o escritório do órgão, em Brasília, para inscrever o município em projetos financiáveis.
Falou também da possibilidade de parcerias na área educacional, concedendo bolsas de estudos a estudantes brasileiros.
Dirigindo-se aos empresários, Sr. Rei Oiwa surpreendeu a todos, prometendo, “já a partir desta sexta-feira, 25, quando estiver em Belém”, manter contatos com a Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão, para tentar abrir uma agenda na qual a diretoria da entidade receba prefeito e empresários de Marabá com objetivo de expor as potencialidades sócio-econômicos da região.
A Câmara do Comércio Brasil-Japão foi fundada em 1926 com objetivo de estreitar as relações entre empresários do mesmo ramo de atividades e envidar esforços para o desenvolvimento do comércio entre o Brasil e o Japão.
Depois do encontro na prefeitura, o Cônsul Principal do Japão em Belém foi conhecer as instalações da Sinobrás, primeira usina siderúrgica integrada de aço longos para construção civil, instalada no Distrito Industrial de Marabá.
————
(*) JICA é órgão do Governo Japonês que apóia o crescimento e a estabilidade sócio-econômica dos países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional.
