Hiroshi Bogéa On line

Contestado agora é distrito

 

Demanda antiga que colocou em conflito algumas vezes as administrações de Parauapebas e Marabá, finalmente está sendo equacionada.

A chamada região do Contestado, localizada no alto Itacaiúnas, compreendendo aglomerado de 28 vilas na zona rural de Marabá, no limite fronteiriço com Parauapebas, recebe, pela primeira vez, a presença física da prefeitura marabaense, com a inauguração da Sub-Prefeitura da localidade (foto).

Ato solene de instalação da sub-prefeitura foi considerado histórico pelas lideranças locais. Quem ganhou pontos, claro, com o ato administrativo, foi o prefeito de Marabá já que os moradores do distante lugar sempre foram assistidos pela prefeitura de Parauapebas – apesar de geograficamente a região pertencer a Marabá.

De tão esquecida pela prefeitura marabaense, a população denominou a área de “contestado”, numa alusão ao período de esquecimento e repulsa que os moradores carregavam historicamente a tudo que se referia a Marabá –  com a explosão de movimentos, durante esses anos, para que o pedaço de terra fosse anexado por Parauaebas.

Durante instalação da sub-prefeitura, presidentes de associações das 28 vilas rasgaram elogios a Maurino Magalhães – que comemorou o ato prometendo obras e presença freqüente do governo.

No dia da inauguração da sub-prefeitura, ação de cidadania foi realizada com emissão de certidão de nascimento, carteira de trabalho, RG e CPF. No embalo, atendimento médico e odontológico.

A sede da Subprefeitura fica na Vila Alto Bonito, a 170 km de Marabá, indo pela região do Rio Preto, ou 220 KM, indo por Parauapebas.

A região do Conquistado, transformada agora em distrito,  tem  população estimada de 33 mil habitantes.

A economia é baseada na pecuária e agricultura, mas a área é rica também em recursos minerais.

Post de 

2 Comentários

  1. Damião SANTOS

    29 de junho de 2011 - 17:00 - 17:00
    Reply

    Quem é o sub prefeito

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *