Hiroshi Bogéa On line

Contestado agora é distrito

 

Demanda antiga que colocou em conflito algumas vezes as administrações de Parauapebas e Marabá, finalmente está sendo equacionada.

A chamada região do Contestado, localizada no alto Itacaiúnas, compreendendo aglomerado de 28 vilas na zona rural de Marabá, no limite fronteiriço com Parauapebas, recebe, pela primeira vez, a presença física da prefeitura marabaense, com a inauguração da Sub-Prefeitura da localidade (foto).

Ato solene de instalação da sub-prefeitura foi considerado histórico pelas lideranças locais. Quem ganhou pontos, claro, com o ato administrativo, foi o prefeito de Marabá já que os moradores do distante lugar sempre foram assistidos pela prefeitura de Parauapebas – apesar de geograficamente a região pertencer a Marabá.

De tão esquecida pela prefeitura marabaense, a população denominou a área de “contestado”, numa alusão ao período de esquecimento e repulsa que os moradores carregavam historicamente a tudo que se referia a Marabá –  com a explosão de movimentos, durante esses anos, para que o pedaço de terra fosse anexado por Parauaebas.

Durante instalação da sub-prefeitura, presidentes de associações das 28 vilas rasgaram elogios a Maurino Magalhães – que comemorou o ato prometendo obras e presença freqüente do governo.

No dia da inauguração da sub-prefeitura, ação de cidadania foi realizada com emissão de certidão de nascimento, carteira de trabalho, RG e CPF. No embalo, atendimento médico e odontológico.

A sede da Subprefeitura fica na Vila Alto Bonito, a 170 km de Marabá, indo pela região do Rio Preto, ou 220 KM, indo por Parauapebas.

A região do Conquistado, transformada agora em distrito,  tem  população estimada de 33 mil habitantes.

A economia é baseada na pecuária e agricultura, mas a área é rica também em recursos minerais.

Post de 

4 Comentários

  1. Fabio

    16 de janeiro de 2019 - 14:40 - 14:40
    Reply

    Tenho todas as informações quiserem saber como por exemplo (quem foi o sub prefeito ou quais foram os subs prefeitos que que passaram por lá ) . Acompanhei do começo.

    • Eurismar Alves chaves

      2 de julho de 2019 - 10:36 - 10:36
      Reply

      A subi prefeitura da Vila Alto bonito na zona rural esta abondonada a 10anos esta caindo aos pedaso estamos sem nem mua adiministracao previsamos de ajuda do governor nus ajudem nao temos Luz nos portes sem saude sem saniamento sem tudo venho nus visita prefeito dad cidades atldiministrativos….

  2. Damião SANTOS

    29 de junho de 2011 - 17:00 - 17:00
    Reply

    Quem é o sub prefeito

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *