Hiroshi Bogéa On line

Vice-prefeito Toni Cunha: -“Sou pré-candidato a deputado estadual definido pelo prefeito Tião Miranda”

Acabou o mistério que, em verdade, nunca existiu: a suposta indefinição  do prefeito de Marabá, Tião Miranda, em relação ao seu candidato a deputado estadual para a disputa proporcional de outubro.

E coube ao  vice-prefeito Toni Cunha, um dos postulantes à vaga na AL, num rápido bate-papo com este blogueiro, encerrar o processo de especulações sobre quem seria quem no jogo eleitoral, recebendo as bençãos do prefeito, liderança política que tem a aprovação de 80% da população, conforme pesquisas recentes.

Explicando o jogo.

Pelo menos até os dias de hoje, cerca de doze nomes anunciam suas pré-candidaturas a deputado estadual.

Mas, como ocorre sempre em épocas eleitorais, alguns dos personagens alvo das conjecturas podem estar apenas cacifando espaços para valorizar futuras `negociações´.

Os pré-candidatos a Estadual, até agora colocados em mesa, são  Pedro Correa (PTB), Beto Miranda (PSDB), delegado da Polícia Federal Toni Cunha(PTB), Priscila Veloso (PTB), Eduardo Toddy (PTB), Ilker Moraes (PHS), Edinaldo Machado (PSC) Alécio Palmiteira (PSB), Chamonzinho (MDB), Asdrubal Bentes (MDB), Dirceu ten Caten (PT)  e Ademir Martins (PT).

Observem que o PTB do prefeito Tião Miranda tem  quatro pré-candidatos.

De todos os nomes aventados, quem tem se mantido na “moita” é o vereador Pedro Correa, presidente da Câmara Municipal, e aliado de primeira hora do prefeito.

A amigos, Pedro conta que se resguarda esperando a manifestação de Tião Miranda, sem atiçar pressões e nem tão pouco estimular movimento de divisão do grupo que apoia o Executivo.

“O Pedrinho (como é tratado o vereador) prefere resguardar sua obediência à liderança de Tião, lutando para não dividir o grupo, defendendo no máximo o lançamento de duas candidaturas a deputado estadual. Ele conta que já viu em outras campanhas diversas candidaturas lançadas, sem que Marabá elegesse qualquer deputado”, conta um amigo do presidente da Câmara.

Em comum,  a maioria dos chamados pré-candidatos tem demonstrado, nas tratativas de bastidores, a busca pelo apoio  do prefeito Tião Miranda para enfrentamento das urnas.

Não apenas receber a benção à candidatura de um prefeito bem avaliado pela população, mas , e principalmente, ter a garantia de que a estrutura municipal dedicará apoio logístico à campanha.

Até o presente momento, Tião não se manifestou publicamente favorável a essa ou aquela pré-candidatura.

Mas, analisando a movimentação de lideranças de bairros e cabos eleitorais reconhecidamente influenciadores de votos, o vereador Beto Miranda saiu à frente.

Silenciosamente, o irmão do prefeito vai montando sua pré-candidatura, e comemorando importantes apoios.

Não apenas em Marabá.

Também em outros municípios.

Por fechar antecipadamente dobradinha com o deputado federal Joaquim Passarinho (PSD), o irmão do prefeito de Marabá tem apoios em diversos municípios, de lideranças que seguem o mandato de Passarinho.

Voltando a conversa que o blog teve com Toni, o vice-prefeito foi curto e explícito:

– “Eu sou o candidato do prefeito Tião Miranda. Já está definido. Aliás, definido desde o dia em que ele me convidou para ingressar no PTB, garantindo  seu apoio. Estamos lutando pelo mesmo ideal que é a reconstrução de Marabá e a defesa de valores éticos na política de nosso Município”, disse Toni.

Trocando em miúdos, a escolha de Toni como candidato oficial de Tião implicará consequências diretas no meio das intenções pessoais de outros pré-candidatos que integram a base de apoio do prefeito.

Cada qual deverá seguir carreira solo, sem as bençãos do padrinho político eleitoralmente qualificado.

A foto registra o dia da filiação de Toni ao PTB, que teve ficha endossada pelo prefeito.

Nas próximas horas, o blog publicará entrevista com Toni Cunha,  que será feita nesta quarta-feira, 30.

Post de 

1 Comentário

  1. Edenilson Numes de Sousa.

    29 de maio de 2018 - 21:35 - 21:35
    Reply

    Tamos juntos prara costruirmos o novo alicece da nova politica brasileira com nomes de pessoas do justiciario brasileiro e com resposabilidade parabens Dr.Tonny Cunha por mais uma vez vc ter a iniciativa de colocar o seu mone para que o eleitora paraence faca avaliaçao do trabalho tão siguinificante que a PF faz no juntamente com judiciario para o desevolvendo e para a melhoria da nossa nação brasileira.Pedimos a Deus que nos abençoe nesta nova caminhada que nos vamos iniciar para o bem de todos nação Brasileiro.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *