Hiroshi Bogéa On line

Vereador Ilker Moraes: mandato de proposições e fiscalização.

Em 2019, continuarei acompanhando e cobrando sempre do poder executivo a transparência e o cumprimento das Leis Orçamentárias, com a efetiva destinação dos recursos voltados para o bem das pessoas.

 

A função de um vereador na Câmara é legislar, fiscalizar, mas também representar a população, apresentar propostas de interesse público para suprir as demandas da sociedade e defender os interesses da mesma.

Em seu segundo ano de mandato da atual legislatura, o vereador Ilker Moraes (foto, ao centro), um dos mais jovem da atual Câmara Municipal de Marabá, tem consciência de ter atendido as expectativas.

Desde quando assumiu o cargo público (dois anos na legislatura passada, quando era primeiro suplente, e os dois primeiros anos de 2018, vereador eleito), ao todo o parlamentar já apresentou 493 proposições.

Somente em 2018, além de mais de 100 proposições, 6 projetos de Leis Ordinárias, 6 Projetos de Decretos Legislativos e 2 Anteprojetos de Leis, o parlamentar revelou-se atento na fiscalização do poder executivo, visando garantir transparência na aplicação dos recursos públicos.

Como membro da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, foi relator de importantes projetos de interesse administrativo e social.

Além de ser o propositor, foi o relator da Revisão da Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Câmara Municipal.

“Foram meses de trabalho, com a participação dos vereadores e vereadoras, de todos os órgãos do poder executivo e entidades sociais”, relata o parlamentar.

Outro projeto importante, o qual também relatou foi sobre a Lei que definiu os horários de funcionamento dos serviços de restaurantes, bares, casas de festas, ambulantes, além da regulação dos Sons Automotivos.

“Esta lei foi importante para geração de emprego e renda, pois deu segurança jurídica tanto para os proprietários, como para os prestadores de serviços, especialmente músicos, garçons”, explica o jovem vereador..

Por último foi indicado para ser relator do Projeto que cria o Fundo Municipal de Políticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Sobre esse projeto, Ilker esclarece que “a  partir de agora, será possível arrecadar e prever no orçamento anual recursos para ações de reabilitação, reinserção social, pesquisas, avaliações, visando garantir os direitos e combate a qualquer tipo de discriminação”.

Em relação às emendas impositivas de 2018, Ilker Moraes explica que, do total, “50% foram para saúde, os quais foram aplicados no apoio ao mutirão de cirurgias eletivas”.

Parte dos recursos foi para o apoio a APAE e construção de um posto de saúde na Vila Cupú.

“Os outros 50% foram para o Esporte, Agricultura e Meio Ambiente, diz o vereador, acrescentando que “na Secretaria Municipal de Agricultura está em fase de produção 25 mil mudas que serão destinadas para a arborização urbana. As mudas deverão estar disponíveis em 2019, através dos recursos”

A proposta de Ilker Moraes é um amplo mutirão envolvendo o poder público e sociedade no plantio e cuidado das árvores.

Tem como objetivo também, é claro, embelezar a cidade e diminuir o intenso calor do verão.

O parlamentar marabaense destinou recursos para aquisição de cerca de 60 barracas padronizadas para Feira da Agricultura Familiar que funciona improvisada na Rua 07 de Junho. As mesmas já estão sendo adquiridas e deverão ser entregues nos primeiros meses de 2019.

“Significa maior conforto e higiene. Bom para os agricultores e consumidores”, relata Ilker, animado com os resultados de sua atuação.

Moraes considera que o Município obteve muitas conquistas em 2018,em termos de leis voltadas a melhorar a gestão pública.

“Porém, ainda existem problemas do poder executivo na implementação e execução”, explica. “Cito o Ante Projeto de Lei de minha autoria, aprovado por unanimidade e que trata sobre a criação do Conselho e o Fundo Municipal de Esportes”.

O olhar do parlamentar está sempre voltado à levar benefícios à juventude do município.

Foi nesse sentido que ele fez a defesa e destinou orçamento voltado à realização de ações para a população jovem.

Por fim, resume Ilker, “enfatizamos que o transporte público continua ruim e a população merece um serviço de qualidade, demanda que merecerá minha fiscalização intensa em 2019..

O final de ano, na Câmara de Marabá, está coroando o mandato do parlamentar.

“Finalizo o ano muito feliz, pois fui eleito para ser o Vice Presidente da Câmara para o biênio 2019-2020. Agradeço o apoio de todos os vereadores e vereadoras e reafirmo meu compromisso com a sociedade em geral”, comemora Moraes, prometendo à população “continuar acompanhando e cobrando sempre do poder executivo a transparência e o cumprimento das Leis Orçamentárias, com a efetiva destinação dos recursos voltados para o bem das pessoas”.

 

Post de 

4 Comentários

  1. Francielly Sousa

    17 de dezembro de 2018 - 14:09 - 14:09
    Reply

    Esse cumpre seu papel com muita disposição ! Representa a minha família

  2. Renato

    17 de dezembro de 2018 - 13:54 - 13:54
    Reply

    Parabéns nobre vereador de boas propostas pars MARABÁ .

    Você nos representa.

  3. anonimo

    17 de dezembro de 2018 - 11:51 - 11:51
    Reply

    Bairro santa rosa tem orgulho de ter um vereador do quilate do Ilker. Deus no comando sempre vereador. feliz ano novo

  4. Zé Paulo

    17 de dezembro de 2018 - 11:45 - 11:45
    Reply

    Ilker você é o nosso vereador. Nossa família vc em vc sempre. Feliz ano novo amigo, Zé Paulo

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *