Conceição do Araguaia

 

 

 

 

Concição

 

O Núcleo de Documentários da TV Cultura viajou até o sul do Pará em busca de personagens e histórias. Assim nasceu o documentário “Conceição do Araguaia. Vidinha Maizoumeno”, com direção de Roger Paes, que estreia na próxima segunda-feira, dia 09, às 19h, no Cine Líbero Luxardo, do Centur. A entrada é franca.

Produzido entre maio e agosto do ano passado, “Conceição do Araguaia. Vidinha Maizoumeno” surgiu da curiosidade de Roger Paes em relação a essa região tão distante da capital paraense e, por isso mesmo, influenciada muito mais pela cultura de outros Estados, como Tocantins e Goiás.

“São mil quilômetros de estrada, ou seja, 17 horas de carro, pela rodovia Belém-Brasília. Uma viagem realmente longa e cansativa”, conta o diretor, que nunca havia visitado o município. A primeira viagem, no mês de maio, durou dez dias, para a elaboração do roteiro. Foi quando Roger Paes descobriu que um dos principais aspectos culturais da cidade são os chamados acampamentos, instalados durante o mês de julho nas pequenas ilhas formadas pela baixa do rio Araguaia.

A equipe retornou então para vivenciar e registrar essa experiência. “São centenas de acampamentos, muitos com excelente infra-estrutura, facilitada pela proximidade com a cidade. Tanto que a primeira cena do documentário mostra o transporte de um motor para gerar energia e manter a cerveja gelada. As pessoas levam tudo para esse acampamento, que dura geralmente um mês”, explica Roger Paes.

De volta à cidade em agosto, para entrevistar novos personagens, a equipe da TV Cultura sobrevoou Conceição do Araguaia e pôde constatar que os acampamentos, mesmo atraindo muita gente, respeitam a natureza. “Existe uma forte preocupação ambiental, tanto dos moradores, quanto dos visitantes, desde os banheiros com fossas sépticas até a coleta de lixo. No final da alta temporada, a população deixa tudo limpo. É realmente impressionante”, enfatiza o diretor.

O retrato da região é feito a partir das histórias de diversos personagens: um proprietário de restaurante, uma dona de casa, um professor, um produtor rural, alguns artistas. “Cada pessoa ajuda a montar esse grande mosaico. A partir desses relatos, conhecemos mais sobre a cidade e sua história”, diz Roger, que também dirigiu outros dois documentários pela TV Cultura: “Mosqueiro, Ilha dos Sabores” (2013) e “Cametá, Histórias para Ouvir e Contar” (2014).

Com 52 minutos de duração, “Conceição do Araguaia. Vidinha Maizoumeno” revela uma cultura diversa e cativante. “A cidade fica no limite com o Estado do Tocantins e foi formada por imigrantes que vieram de todas as partes do Brasil. É interessante observar de onde vieram as pessoas e porque ficaram por ali”, explica Roger Paes, acrescentando que o título do documentário é o mesmo nome do acampamento que foi acompanhado pela TV Cultura.

A trilha sonora destaca a Orquestra Jovem Maestro Levino, criada por Levino de Alcântara, fundador da Escola de Música de Brasília, uma das mais importantes do país. “Assim como muitos outros brasileiros, esse maestro conheceu Conceição do Araguaia e se encantou pela cidade”, conta Roger Paes, que também incluiu no documentário músicas de Zé Valdi e Oziel Santos, ambos artistas locais.

Após a estréia no Cine Líbero Luxardo, “Conceição do Araguaia. Vidinha Maizoumeno” será exibido pela TV Cultura nos dias 15 e 22 de maio, sempre às 21h, no programa “Cultura.Doc”, com transmissão para todo o Estado pelo canal 2 e também pela internet através do Portal Cultura (WWW.portalcultura.com.br).