De acordo com dados divulgados na quinta-feira (16) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), a situação em 2014 das rodovias estaduais no Pará melhorou em relação à análise feita no ano passado.

O estudo traz uma avaliação criteriosa sobre o estado de conservação e as condições de trafegabilidade, indicando os problemas no pavimento, na sinalização e na geometria das vias.

A pesquisa “CNT de Rodovias” está na 18ª edição, mas somente a partir do ano passado o estudo passou a fazer um recorte mais detalhado dos conceitos, separando a gestão pública das estradas entre as rodovias estaduais e federais.

Segundo os índices, é visível a melhoria das condições entre a análise feita pela confederação no período de um ano.

 

De acordo com a pesquisa, no ano passado 7,6% das estradas sob gestão do Governo do Pará eram consideradas “boas” ou “ótimas”. Na análise feita no primeiro semestre deste ano, o índice neste conceito mais que dobrou, chegando a 15,6%.

Por outro lado, o conceito “ruim e péssimo” caiu de 67,3% em 2013 para 48,8% em 2014.

Realizada entre maio e junho deste ano, a pesquisa verificou as condições em uma parte dos 5,5 mil quilômetros da malha viária do Estado. Foram verificadas as situações em 1.957 quilômetros de estradas federais (do total de 2.139) e 657 quilômetros das estradas estaduais, do total de 3.287 quilômetros.

“Os resultados mostram claramente que estamos fazendo um esforço para recuperar as estradas do Estado, cuja quase totalidade estava intrafegável em 2011, como apontam os estudos da CNT. Nos últimos anos já foram pavimentados e recuperados cerca de mil quilômetros, e muitas das estradas que estão novas não entraram na pesquisa da CNT, pois estavam ou ainda estão em obras quando ela foi feita. É fato que temos uma significativa melhoria e estamos avançando mais, ao contrário do que lamentavelmente ocorreu na última gestão do Estado, conforme apontam os indicadores do estudo”, destaca o secretário estadual de Transportes, Eduardo Carneiro.

Considerando levantamentos anteriores da Pesquisa CNT, em que as estradas federais e estaduais eram analisadas em conjunto como “estradas sob gestão pública”, os índices de melhorias são ainda mais visíveis a cada ano.

Em 2007, por exemplo, 6,4% das estradas do Pará receberam conceito “bom” ou “ótimo”. Em 2011, esse percentual caiu bruscamente para 0,4%, e agora em 2014 o percentual subiu para os atuais 10,4%.

Da mesma forma, o conceito “ruim” ou “péssimo” subiu de 61,7% em 2007 para 78,5% em 2011, e agora caiu para 59,9% em 2014.

“Sem dúvida temos ainda muito trabalho a ser feito, mas é importante fazer essa análise, e os números comprovam que o trabalho vem sendo feito para diminuir as dificuldades e melhorar significativamente as condições de tráfego nas estradas do Pará”, afirma Eduardo Carneiro.

Melhorias

Um exemplo de rodovia cuja paisagem mudou completamente é a PA-150. O projeto de reconstrução prevê a substituição de todas as pontes de madeira no trecho de Morada Nova, em Marabá, a Goianésia do Pará. Ao todo, serão reconstruídas 20 pontes em um intervalo de cerca 170 quilômetros, entre as duas localidades.

Na região da Calha Norte, no Baixo Amazonas, a Setran segue com a construção da ponte sobre o Rio Curuá, que terá uma extensão de 360 metros por oito de largura.

A obra vai possibilitar o trânsito sem interrupção na Rodovia PA-254 e beneficiará os municípios da região, além das demais cidades do lado esquerdo do rio Amazonas.

Obras concluídas ou em andamento:
– Restauração das PAs-481, 403 e 409, em Abaetetuba
– Pavimentação da Rodovia Perna Sul, no Acará
– Pavimentação da Alça Viária, no Acará e Marituba
– Pavimentação da PA-448, em Capanema
– Pavimentação da PA-238, em Colares
– Encontro das pontes sobre o Igarapé do Arraia, na PA-287, em Conceição do Araguaia
– Restauração da PA-275, em Eldorado dos Carajás
– Restauração da PA-150, com retirada de pontos críticos
– Pavimentação e sinalização da PA-127 e da PA-424, em Igarapé Açu
– Conservação e recuperação da PA-151, em Igarapé-Miri
– Conservação da PA-430, em Magalhães Barata
– Conservação das PAs-220 e 136, em Marapanim
– Pavimentação da PA-431, em Mojuí dos Campos
– Conservação da PA-125, em Paragominas
– Conservação da PA-254, em Prainha
– Conservação da PA-414, em Santa Isabel do Pará
– Pavimentação da PA-375, em Terra Alta
– Restauração da rodovia PA-279, em Tucumã