A partir hoje, a Doxa Pesquisa começa a publicar o resultado de uma ampla pesquisa realizada em Belém no período de 03 a 05 de junho/2015. A amostra foi de 600 entrevistas, distribuída pelos oito Distritos Administrativos de Belém.

Uma série de temas foram aferidos, começando pelo nível de satisfação com a vida em Belém, passando pela percepção da imagem do atual prefeito e de avaliação de seu governo; buscou aferir as demandas da população e os principais problemas que a afligem.

Traçou o perfil do próximo candidato à prefeitura de Belém, bem como aferiu o nome que se enquadra no perfil. Temas como a crise de representatividade política, da redução da maioridade penal, da legalização das drogas ilícitas, da imagem dos três principais partidos políticos (PT, PMDB, PSDB) foram estudados.

Dez nomes de políticos foram testados à Prefeitura de Belém.

Apresentamos, hoje, o tipo de político que a população gostaria que governasse Belém; bem como o tipo que essa população Não gostaria que governasse a capital do Estado. Depois os entrevistados enquadraram, a partir de uma lista de 10 pré-candidatos, os nomes em cada perfil.

Analisando o perfil do político para governar Belém, os entrevistados preferem alguém “honesto”, “trabalhador”, “conheça os problemas de Belém”.

Doxa

 

Impactos de apoios de lideranças e de partidos

 

 

Além da publicação do perfil do candidato à Prefeitura de Belém, conforme os entrevistados, Doxa mediu também o potencial de apoio de lideranças políticas e de partidos.

Processo tão comum em época eleitoral, quando candidatos procuram se apoiar nessa ou naquela liderança política; ou buscam composições aliancistas com este ou aquele partido. O que pensa o eleitor belenense desses apoios ou alianças?

APOIO DO PT A EDMILSON RODRIGUES: A pesquisa mediu o impacto de um possível apoio do PT à candidatura de Edmilson Rodrigues (PSOL) à Prefeito de Belém, através da seguinte pergunta: Se o PT apoiar o candidato Edmilson Rodrigues, você votaria nele? – O resultado mostra que 56% não votaria em função desse apoio. Por outro lado 32% votaria ou poderia votar; e 12% não opinaram.

Potencial de apoio do PT a Edmilson Rodrigues

 

Doxa 2

 

APOIO HELDER BARBALHO/PMDB A EDER MAURO: A pesquisa mediu também o impacto de um possível apoio de Helder e PMDB à candidatura de Eder Mauro. Se Helder Barbalho e o PMDB apoiarem EDER MAURO, você votaria nele? –  41% não votaria se esse apoio se concretizasse. Outros 47% votaria ou poderia votar. E 12% não opinaram.

 Doxa Helder

 

 

APOIO DE JATENE: A pesquisa mediu o potencial de apoio do Governador Simão Jatene a algum candidato a prefeito de Belém, Você votaria em algum candidato a prefeito de Belém apoiado pelo governador Simão Jatene? – O resultado indica que 48% votaria ou poderia votar no candidato apoiado pelo governador. Por outro lado, 38% não votaria. E 14% não opinaram.

Doxa 4

 

APOIO DE JADER: O potencial de apoio de Jader a algum candidato a prefeito de Belém é de 36% – Você votaria em algum candidato a prefeito de Belém apoiado pelo Senador Jader Barbalho? – Os que não votariam no candidato apoiado por ele soma 50%.  E 14% não opinaram.

Doxa 5

 

APOIO DE DILMA: A presidente Dilma apresenta a maior rejeição em relação aos apoios de lideranças políticas: Você votaria em algum candidato a prefeito de Belém apoiado pela presidente Dilma? A pesquisa mostra que 60% dos eleitores de Belém não votariam num candidato apoiado por ela. 28% votaria ou poderia votar no candidato apoiado pela presidente. Outros 12% não opinaram.

Doxa 6

 

Amanhã vamos saber a preferência do eleitor belenense, isto é, em quem votaria para prefeito se a eleição fosse hoje; bem como os níveis de rejeição dos nomes testados na pesquisa.