Começa nesta terça-feira, 30, e segue até o dia 02 de agosto uma série de cursos sobre produção de hortaliças que a Embrapa Amazônia Oriental realiza no município de Marabá, região sudeste do Pará.

Implantação de hortas, manejo de solo e hidroponia estão entre os temas das quatro capacitações que ocorrem em assentamentos e também na zona urbana do município, para levar tecnologias sustentáveis de produção para o fortalecimento da atividade na região.

Os cursos integram as atividades do subprojeto Tecnologias sustentáveis para o fortalecimento da horticultura na Amazônia – Hortamazon, do Projeto Integrado da Amazônia, vinculado ao Fundo Amazônia, e são as primeiras para essa cadeia produtiva na região.

Desde o início do ano, técnicos da Embrapa e instituições parceiras executam o levantamento para o marco zero do projeto.

Dezenas de propriedades foram visitadas em pelo menos três municípios e os primeiros resultados apontaram para necessidade de capacitação em diversos temas relacionados à horticultura. Como fruto desse levantamento inicial, as capacitações foram elaboradas, conforme explicou a engenheira agrônoma da Embrapa, Mazillene Borges.

A programação se inicia dia 30, no bairro de Laranjeiras, com o curso “Práticas sustentáveis nos sistemas de produção hortícolas: manejo do solo e hidroponia”. O dia 31, a formação ocorre na associação da comunidade Murumuru, desta vez, como o tema “Práticas sustentáveis no manejo de hortas”.

A agenda de cursos segue em agosto, no dia 1, no Assentamento 26 de Março, com a “ Implantação de hortas para agricultura familiar”. A programa será encerrada no Assentamento 3 Ilhas, com o curso “Práticas sustentáveis nos sistemas de produção hortícolas: manejo do solo, hidroponia e semi-hidroponia”.

Ainda de acordo com Mazillene Borges, os primeiros levantamentos revelaram que Marabá e municípios próximos tem um cinturão verde em consolidação, mas que a região ainda carece de tecnologias para aumentar a produtividade, inserir novas culturas e combater doenças e pragas que atingem os cultivos, entre outros. Os cursos têm como instrutor o professor Sérgio Antônio Lopes de Gusmão, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e são voltados para produtores rurais, técnicos extencionistas e estudantes de áreas afins.

Além do levantamento das necessidades dos produtores na região e treinamentos, o Hortamazon vai utilizar diversas ferramentas de capacitação como a promoção de intercâmbio entre produtores, dias de campo, implantação de Unidades Demonstrativas e Unidades de Observação.

O Hortamazon é um dos 19 subprojetos que a Embrapa realiza em toda Amazônia, por meio do Projeto Integrado da Amazônia, cujo período de execução iniciou em 2018 com programação até 2020, com recursos do BNDES, vinculado ao Fundo Amazônia.

A região do Sudeste Paraense foi escolhida pela Embrapa Amazônia Oriental para concentrar ações de 16 subprojetos integrantes do Projeto Integrado da Amazônia no Pará, com a missão desenvolver e executar ações de pesquisa, transferência de tecnologia e comunicação para fortalecer a produção sustentável, além de recuperar, conservar e promover o uso racional dos recursos naturais.

Para saber mais acesse:

Projeto Integrado da Amazônia

Fundo Amazônia 

———————–

Atualização às 14:55

Local do curso de amanhã – Departamento de Postura do Município de Marabá
Rua Ceará quadra 15 lote 19 – bairro Laranjeira
(Próximo a Subestação da Celpa)
Entrada ao lado do posto Serra Dourada (que está desativado), depois do Aeroporto.