Blog recebeu Nota de Esclarecimento da Prefeityra, com pedido de publicação, sobre o bloqueio da estrada do Rio Preto.

———————

 

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre o bloqueio da Estrada do Rio Preto, por moradores da Vila Três Poderes, desde dia 7 de outubro, a Prefeitura de Marabá esclarece:

1. O Governo Municipal vem trabalhando de maneira incansável para atender, não só a região da Vila Três Poderes, mas todas as regiões do município. É bom lembrar que mais de 2,5 mil km de estradas rurais foram restaurados desde o início do atual governo, com a construção e recuperação de centenas de metros de pontes e bueiros.

3. Quanto às reivindicações da comunidade da Três Poderes para melhorias na educação, saúde e infraestrutura, a Prefeitura informa que a reforma da Escola Adão Machado ainda não foi retomada porque a obra ainda está passando auditoria, uma vez que foi iniciada na gestão passada e apresentou problemas.

4. Com relação à construção do posto de saúde provisório, este ainda não foi implantado pelo não cumprimento dos acordos de compensação por parte da Mineração Buritirama, que se comprometeu em construir o posto e repassar uma ambulância ao Município.

5. A Prefeitura, nesta Administração, já inaugurou ginásio coberto na Vila Três Poderes. Além disso, já garantiu a construção de um Núcleo de Educação Infantil (NEI) naquela localidade, cuja construção começará em breve.

6. No que se refere à infraestrutura urbana, já foram iniciadas as obras de asfalto na vila, com 60% dos serviços de drenagem já realizados. E é bom que se diga que as obras começaram muito antes do bloqueio da estrada pelos moradores. Além disso, a Prefeitura vem executando a recuperação das estradas vicinais daquela região, muitas com drenagem, conforme a necessidade. Das oito estradas vicinais que foram solicitadas pela comunidade, seis já foram concluídas, faltando apenas duas.

7. É preciso ficar claro que o protesto tem impedido a Secretaria de Obras de continuar trabalhando nas obras de infraestrutura, o que vai atrasar a conclusão dos serviços, prejudicando a própria comunidade.

8. O Governo Municipal enviou representantes para dialogar com aqueles que obstruem a estrada. No entanto, a tentativa se mostrou sem êxito, uma vez que estes foram ameaçados, tendo sido colocada em risco a integridade física dos negociadores enviados pelo Governo Municipal.

9. A Prefeitura de Marabá sempre manteve aberto o diálogo com todos os segmentos da sociedade e não vê motivo para que a população da Vila Três Poderes bloqueie a estrada, uma vez que toda aquela região está sendo beneficiada com obras importantes ao longo dos últimos meses. O Governo Municipal respeita o direito de manifestação e reafirma a disposição de dialogar com lideranças que estejam de fato legitimadas pela comunidade, tão logo a estrada seja desobstruída, garantindo assim o direito de ir e vir de todos.

Marabá, 13 de outubro de 2014.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ