Hiroshi Bogéa On line

Paulo Rocha propõe investimento em ciência e tecnologia na Amazônia

O senador Paulo Rocha apresentou Projeto de Lei autorizando a implantação do Programa Mais Saúde Amazônia, que visa ampliar o investimento em ciência, tecnologia e inovação na Amazônia.

O projeto 388/18 prevê a ampliação de pesquisadores na região, atrair mais quadros, fortalecer a produção do conhecimento e promover a integração dos trabalhos científicos. As bolsas de pesquisa devem atender prioritariamente pesquisadores sediados na Amazônia e de outras regiões, desde de que os temas envolvam trabalhos sobre a sociobidiversidade.

Na justificativa do projeto, o senador Paulo Rocha explica que num cenário de crise econômica, “nada mais desejável que apostar no setor que pode reverter as dificuldades que ora enfrentamos por conta do pagamento da dívida de patentes externas”.

Ele diz que “seria saudável também que o setor privado pudesse investir em pesquisa, como ocorrem em vários países, em que o volume alocado pelo setor privado é superior ao do setor público”.

Mas como é o setor público o que mais investe em pesquisa no Brasil, o senador paraense defende uma política pública capaz de aumentar a produção do conhecimento como forma de gerar riqueza para a Amazônia e para o Brasil.

O PSL 388 encontra-se em tramitação e aberto à consulta pública.

Para conhecê-lo, CLIQUE AQUI.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *