Hiroshi Bogéa On line

Parauapebas – Rurais vão avaliar proposta conciliadora de Darci

Darci e os Rurais – Proposta conciliadora tenta por fim à crise

Os trabalhadores rurais reuniram-se com o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, no início da noite desta terça-feira (3) para apresentar uma extensa pauta de reivindicações que inclui a substituição do atual Secretário de Produção Rural, Eurival Martins, o Totô. Os rurais conseguiram arrancar de Darci o compromisso em retomar alguns dos programas voltados para a agricultura familiar e ouviram a proposta do governo municipal que mantém no cargo o atual secretário, mas pode operar mudanças no comando da Sempror.

Prevista para as 16 horas, a reunião, da qual Totô não participou, começou com grande atraso e se estendeu até quase meia-noite. Apesar de começar em um certo clima de tensão, a reunião foi considerada “produtiva” por algumas lideranças dos movimentos de trabalhadores. Segundo os rurais, o governo precisa fazer deslanchar os programas voltados para a agricultura familiar o mais rápido possível e o impasse criado pela permanência de Totô à frente da Sempror ameaça o desenvolvimento dos trabalhos da secretaria.

Darci recebeu a pauta de reivindicações dos rurais e apresentou uma contra-proposta. Para o prefeito, sempre afeito às soluções conciliadoras, é possível manter o secretário no cargo fazendo algumas mudanças no comando da Sempror. Essas mudanças envolveriam a nomeação de um novo secretário-adjunto e de outros cargos de direção da secretaria. A nova equipe seria formada por pessoas capazes de reforçar o diálogo com os movimentos de trabalhadores rurais.

Os rurais terão até a próxima segunda-feira (9) para avaliar e responder a Darci. Na tarde desta sexta-feira (6), os movimentos se reúnem para discutir a contra-proposta do prefeito e decidir se aceitam ou não a negociação.

Ainda que aceitem a proposta de Darci, os rurais acabarão colocando Totô em uma situação complicada. Muito provavelmente apresentarão nomes que dificilmente serão bem recebidos pelo atual secretário. Assim, Totô viverá o incômodo isolamento e acabará forçado a pedir para sair.

 

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *