Hiroshi Bogéa On line

Museu Municipal de Marabá está entre os mais visitados da Região Norte

 

O Museu Municipal de Marabá, que funciona no interior da Fundação Casa da Cultura, está entre os  mais visitados da Região Norte.

Informação emana de dados divulgados pelo Ministério da Cultura, que contabilizou os resultados do Formulário de Visitação Anual (FVA) 2016.

Além dele, outros dois museus localizados no estado estão na lista.

Na Região Norte,  o Planetário do Pará ficou em primeiro lugar no quesito visitação, figurando entre os 100 museus  mais visitados do Brasil.

Para quem não sabe, o  Centro de Ciências e Planetário (Foto abaixo) fica  localizado a poucos metros do estádio Mangueirão, precisamente  na avenida Augusto Montenegro, Km 3, bairro Nova Marambaia,  em Belém.

Ele é composto por diversos espaços temáticos, que buscam aproximar os visitantes da instituição, com a educação nas áreas da ciência, em que são incluídas também a física, astronomia, matemática e outras vertentes.

Além da cúpula, o Centro de Ciências conta com biblioteca, a casa de vegetação e o infocentro, onde são ofertados, periodicamente, cursos de informática para a comunidade.

 

O FVA foi o instrumento criado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – para cumprimento do Decreto nº 8.124/2013, art. 4º, inciso VIII, que determina o envio de infomações e dados de visitações anuais ao Instituto. Para Rafaela Gueiros de Lima, da Coordenação Geral de Sistemas de Informações Museais  do Ibram, “a análise das informações sobre o fluxo de visitação pode subsidiar a formação de parcerias regionais para a criação de roteiros culturais, por exemplo”.

Segundo levantamento realizado pelo Ibram, os museus brasileiros receberam, em 2016, quase 29 milhões de visitantes. A pesquisa foi feita com 920 instituições por meio da aplicação do Formulário de Visitação Anual (FVA), que visa recolher dados sobre a freqüência de público aos museus brasileiros e faz parte do projeto Museus&Público.

Esta foi a terceira vez que o Instituto Brasileiro de Museus aplicou o Formulário de Visitação Anual. O FVA 2017 será aplicado de 1º de fevereiro a 30 de abril de 2018.

Estes são  os cinco Museus mais visitados na Região Norte, segundo o FVA 2016;

· Centro de Ciências e Planetário do Pará (PA)

· Museu da Amazônia (AM)

· Museu da Cidade – Paço da Liberdade (AM)

· Museu Municipal de Marabá (PA)

· Museu Paraense Emílio Göeldi (PA)

Autor 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *