Marabá recebe Vivência Formativa da Escola de Conselhos

 

 
De 19 a 21 de junho, a Escola de Conselhos do Pará leva à Marabá mais uma Vivência Formativa, que vai capacitar conselheiros tutelares e de direitos para o exercício de suas funções. A formação se dará no campus da Universidade Federal do Pará no município e deve reunir 23 cidades da região do Sul do Pará, das 8h às 18h.

Os educadores César Nascimento e Karina Gama conduzirão a formação que tratará sobre os conceitos da infância e adolescência, desafios na defesa dos direitos, atribuição dos conceitos. Eles e contarão com Lílian Freire e Alexssandra Mardegan, que vão tratar dos temas: Violência Sexual contra crianças e adolescentes: os crimes sexuais, Redução da maioridade penal e Atuação estratégica para o enfrentamento da letalidade juvenil, Infrações Administrativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente e O papel do Conselheiro Tutelar no abrigamento de crianças e adolescentes.

Um momento especial desta Vivência será a “Mesa Redonda – Atuação em Rede”, que reunirá representantes de instituições convidadas CMDCA Marabá, Representantes dos Cras, Creas, Juizado da infância, Promotoria da infância – Marabá, Secretaria de assistência, Segurança pública – Marabá, Fasepa – Marabá, Cedca, CMDCA de Parauapebas e CMDCA de São Geraldo do Araguaia. Também será realizada a oficina “Orçamento público/OCA e FIA – Principais peças orçamentárias: PPA, LDO e LOA”.

Em dois anos já formou cerca de 1200 conselheiros tutelares e de direitos e profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos. A proposta é de formar de maneira contínua os conselheiros, adequando as formações de acordo com as necessidades e perfis de cada.