O ex-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Carlos Maneschy, foi afastado nesta quarta-feira (22), um dia após ter sido nomeado para assumir um novo cargo, dessa vez no gabinete da reitoria. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Procurada pelo G1, a assessoria de comunicação da UFPA informou, em nota, que a nomeação de Maneschy foi um “equívoco, imediatamente sanado”.

Carlos Maneschy renunciou ao cargo de reitor da Universidade Federal do Pará no dia 17 de maio, depois de quase sete anos à frente de da instituição. O vice-reitor, Horácio Schneider, assumiu a reitoria da universidade até que um novo reitor seja eleito.

Na publicação do Diário Oficial da União de terça-feira (21), o reitor em exercício, Horácio Schneider, através de portaria nº 2.682, de 20 de junho de 2016, nomeia Carlos Maneschy para exercer o cargo de “Direção de Assessor” do gabinete da reitoria. Já na publicação desta quarta-feira (22), a instituição torna sem efeito a portaria que nomeara Carlos Maneschy para o cargo.

Ainda segundo a assessoria da UFPA, o professor encontra-se em férias desde 18 de maio de 2016 até 2 de julho, em virtude de ainda não ter gozado os 45 dias de férias relativos a este ano, uma vez que estava no exercício da reitoria até 17 de maio.