Hiroshi Bogéa On line

Manejo de pastagem movimenta aprendizado na RR Agropecuária.

Consultor em pastagens  da RR Agropecuária, , Edemir Leal (foto)  participou de capacitação  de manejo de pastagens, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, promovido pela Embrapa.

A troca de experiências do consultor com outros técnicos da área de manejo reforça a política de intercâmbio tecnológico desenvolvido pela empresa agropecuária do Grupo Zucatelli sempre em busca  da melhoria da produtividade de seu rebanho.

Ao participar do curso, Edemir lembra que a base da produção de bovinos no Brasil é a pastagem, sendo assim, seu manejo adequado impacta, diretamente, na produtividade da atividade.

“O curso oferecido pela Embrapa de manejo de pastagens mais uma vez reforça o entendimento que temos de eu um dos principais fatores que limitam muito a produtividade animal a pasto é justamente o manejo. Se realizado de maneira incorreta, resulta na degradação das pastagens e consequente diminuição da margem de lucro do produtor”, revela o consultor.

Edemir ratifica também que  apesar de haver um volume considerável de informações e tecnologias disponíveis, ainda há certa deficiência na difusão das mesmas e, consequentemente, adoção.

Durante o curso, revela o consultor, foram  abordados temas relacionados ao componente solo, como características e propriedades, interpretação de análise, correção da acidez, adubação e amostragem; e pastagem, como implantação, dinâmica de crescimento de forrageiras, manejo do pastejo, utilização de forragem, uso estratégico, suplementos e amostragem do pasto.

“Já temos dados que indicam que um pasto bem manejado traz retornos econômicos e esperamos que o produtor ou técnico,  consiga entender a importância dos cuidados com o pasto”, afirma Leal.

 

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *